USO DE SENSORIAMENTO REMOTO PARA MONITORAMENTO DE PARÂMETROS DE QUALIDADE DE ÁGUA NO RIO DOCE, MINAS GERAIS, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG239060922Palavras-chave:
Geoprocessamento, Landsat, Desastre ambiental, Google Earth EngineResumo
A qualidade da água é um aspecto indispensável quando se trata dos seus principais usos, especialmente para fins de abastecimento humano. Este estudo teve como objetivo analisar alguns parâmetros de qualidade da água (turbidez, clorofila-a e profundidade do disco de Seciei) no Rio Doce, utilizando imagens do satélite Landsat 8, disponibilizadas através da plataforma do Google Earth Engine. A análise dos dados foi realizada com base nas características da água antes, durante e após o rompimento da Barragem de Fundão, comparando os dados disponibilizados por órgãos governamentais com combinações de bandas espectrais do satélite. Os resultados obtidos demonstraram a eficácia do sensoriamento remoto como ferramenta para monitoramento de parâmetros de qualidade de água visíveis, destacando grandes mudanças no período do desastre, como aumento da turbidez (cerca de 445%) e a perda de transparência das águas (aproximadamente 29%) do Rio Doce.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Higor Costa de Brito, Rochele Sheila Vasconcelos, Iana Alexandra Alves Rufino, Yáscara Maia Araújo de Brito
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.