A GEOGRAFIA DAS REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE GÁS CANALIZADO NO BRASIL: CONCENTRAÇÕES, REGULAÇÕES E DESENHOS INSTITUCIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG239060783

Palavras-chave:

Geografia de infraestruturas, Sistemas de distribuição de gás canalizado, Estruturação do território, Medidas político-institucionais

Resumo

A compreensão em escala nacional da geografia da distribuição de gás canalizado no Brasil constitui-se no objetivo principal deste trabalho. Tal leitura foi estabelecida através de questões de ordem regulatória, econômica e operacional, somadas ao mapeamento de tais informações. Metodologicamente, partiu-se de um levantamento de dados sobre as principais áreas de extração, complementado com o percurso dos gasodutos de transporte sobre o território brasileiro. Foram pesquisadas informações sobre as extensões de redes de distribuição e sobre as lógicas principais de investimento e de organização do capital das concessionárias. Quanto aos resultados, o número significativo de Estados sem gasodutos de transporte repercute sobre as condições de operação de empresas distribuidoras de gás canalizado. A orientação prioritária de investimentos em função de demandas existentes culmina com uma expressiva concentração de redes em determinadas unidades da federação.  Sobre a organização do capital, nota-se uma predominância de governos ou autarquias estaduais na propriedade de ações ordinárias, com um crescimento progressivo de capitais privados no controle de ações preferenciais. Isso leva a um potencial conflito, em que Estados posicionam-se como regentes de políticas públicas ligadas ao setor, enquanto o capital privado passa a se posicionar como o receptor principal de dividendos ligados a tais operações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro de Aguiar e Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Professor, Extensionista e Pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - campus Santa Luzia. Doutor em Geografia pelo Instituto de Geociências da UFMG (2015) e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Núcleo de Pós Graduação da EAUFMG (2007). Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-MINAS (2002).

Downloads

Publicado

08-12-2022

Como Citar

SOUZA, L. de A. e. A GEOGRAFIA DAS REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE GÁS CANALIZADO NO BRASIL: CONCENTRAÇÕES, REGULAÇÕES E DESENHOS INSTITUCIONAIS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 23, n. 90, p. 39–58, 2022. DOI: 10.14393/RCG239060783. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/60783. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos