SUSCETIBILIDADE DO SOLO À EROSÃO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TARUMÃ-AÇU (AMAZONAS – BRASIL)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238960655Palavras-chave:
Geotecnologias, Análise Espacial, Impacto ambientalResumo
Situada no município de Manaus, a Bacia Hidrográfica do Tarumã-Açu (BHTA), nos últimos anos, vem lidando com profundas mudanças no uso e cobertura da terra, principalmente na zona de expansão urbana. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é identificar os níveis de suscetibilidade à erosão do solo na BHTA por meio de técnicas de geoprocessamento a partir de variáveis de uso da terra, declividade, tipos de solo e geologia. Para tanto, foram utilizadas imagens do satélite Landsat-8 OLI, o modelo digital de elevação SRTM e dados vetoriais de pedologia e geologia para construção dos mapas temáticos. Com base nesses dados, avaliou-se a suscetibilidade à erosão do solo na bacia, traçando-se a correlação entre as variáveis, possibilitada pelo uso da Linguagem Espacial para Geoprocessamento Algébrico do Spring e da Análise Hierárquica de Processos (AHP). Os resultados apontam, na BHTA, a predominância de relevo ondulado (43,34%) e de Latossolos Amarelos (97,4%) cobertos por florestas; com baixos a moderados níveis de suscetibilidade à erosão do solo. Considerando a rede de drenagem, nota-se a presença de áreas com maiores níveis de suscetibilidade no setor inferior da bacia, enquanto no setor superior esses níveis são menores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Isabela Soares Colares, João Carlos Ferreira Junior, Liange de Sousa Rodrigues, Samara Aquino Maia, Flávio Wachholz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.