ILHAS DE CALOR URBANAS SUPERFICIAIS EM CAJAZEIRAS-PB
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238960200Palavras-chave:
Temperatura da superfície, Índice de Vegetação por Diferença Normalizada, Sensoriamento remotoResumo
O estudo teve como objetivo o diagnóstico de ilhas de calor urbanas por meio dos valores de temperatura de superfície terrestre (TST) e espacialização do índice de vegetação da diferença normalizada (NDVI), comparando o espaço intraurbano e arredores da cidade de Cajazeiras, estado da Paraíba. Foram utilizadas imagens do satélite Landsat 8, faixa do infravermelho termal (temperatura) e faixas do vermelho e infravermelho próximo (índice de vegetação). Com os resultados obtidos observou-se que os valores mais elevados de temperatura estão presentes na área central do perímetro urbano, e o entorno da cidade, que contém áreas mais vegetadas, apresentou temperaturas mais amenas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maria Iriany Braga Martins , João Victor Rocha de Souza, Telma Lucia Bezerra Alves Aires, Teobaldo Gabriel de Souza Junior , Jacinta Ferreira dos Santos Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.