GEOCULTURA: PROPOSTA TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA O CONHECIMENTO, VALORIZAÇÃO E APLICAÇÃO DA GEOCONSERVAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238960026Palavras-chave:
Patrimônio Natural, Geodiversidade, Geografia Cultural, Paisagem, GeoparquesResumo
A geodiversidade se notabiliza pela diversidade dos fatores que a compõem e por sua importância para a ocorrência e manutenção de processos naturais e ecossistêmicos fundamentais para vida no planeta Terra. Considerando os riscos socioeconômicos de degradação, é peremptória a necessidade de desenvolver projetos, atividades e ações geoconservacionistas. Nesse contexto, esse manuscrito tem como objetivo apresentar uma proposta teórico-metodológica da geocultura, conceito proposto para analisar a influência da geodiversidade sobre as manifestações culturais, materiais ou imateriais, as implicações associadas e suas possíveis aplicabilidades; um conceito voltado para o conhecimento, valorização e aplicação da geoconservação. Metodologicamente, a pesquisa fundamentou-se em uma abordagem qualitativa, com fins descritivos, segmentada em um criterioso e sistematizado levantamento bibliográfico, análises do arcabouço teórico e levantamentos de campo. Como resultados são apresentadas e problematizadas conceituações pertinentes, parâmetros, pressupostos e bases da geocultura, com a análise de formas teóricas e práticas de desenvolvimento e aplicação; bem como o detalhamento e a explicação das etapas do roteiro teórico-metodológico. Espera-se que essa proposta se apresente como uma estratégia geoconservacionista eficaz, que potencialize o escopo presente nas bases (geo)culturais utilizadas, direcionando-as para as especificidades e necessidades da geodiversidade; tendo seu roteiro usado, melhorado e consolidado por meio de sua aplicação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marcelo Martins de Moura-Fé, Thaís de Oliveira Guimarães, Cristina Rodrigues Holanda, Marcos Antônio Leite do Nascimento, João Victor Mariano da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.