CONFIGURAÇÕES ATUAIS DA URBANIZAÇÃO NO OESTE DA BAHIA: UMA PROPOSTA DE TIPOLOGIA DAS CIDADES
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238959902Palavras-chave:
Rede de cidades , Modernização seletiva, Fixos geográficosResumo
Este artigo busca analisar a rede de cidades do oeste baiano a partir do mapeamento dos serviços públicos e privados e do comércio moderno presentes nos principais núcleos urbanos da região. Constatou-se que as cidades que apresentam maior concentração na oferta de serviços e comércios, são Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Bom Jesus da Lapa. Para operacionalizar esta pesquisa, partiu-se da metodologia utilizada pelo IBGE, especialmente no estudo intitulado “Redes e fluxos no território: Gestão do Território” (2014), que teve como base de levantamento dos dados, os próprios sites das instituições e empresas selecionadas para a pesquisa. Com esse mapeamento foi possível compreender um pouco melhor as dinâmicas atuais da rede de cidades do oeste da Bahia, revelando, assim, a modernização seletiva que vêm ocorrendo na região e os usos desiguais do território.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Suelí Almeida dos Santos, Vicente Eudes Lemos Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.