AVICULTURA NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA: PRODUÇÃO, AGENTES E DINÂMICAS SOCIOESPACIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG238859431

Palavras-chave:

Avicultura, Uso corporativo do território, Dois circuitos da economia urbana, Região Metropolitana de Fortaleza, Ceará

Resumo

A economia da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) está associada especialmente ao terciário. Apesar disso, a agropecuária está presente em todos os seus municípios, sendo a avicultura intensiva um destaque. O objetivo do artigo é apresentar as principais características da avicultura, especialmente seus agentes e dinâmicas socioespaciais. As hipóteses norteadoras do mesmo foram: a) a avicultura dessa região guarda importantes especificidades; b) as empresas avícolas se territorializam por vários dos seus municípios; c) a concentração econômica e a formação de corporações são processos em curso; d) a avicultura está entre os agentes de produção do espaço não só agrícola, mas também urbano-regional na RMF; e) a cidade de Fortaleza é o centro de gestão da avicultura cearense. A metodologia consistiu em pesquisa qualitativa e quantitativa. Entre as conclusões, podem ser mencionadas: a RMF se constitui na principal área de produção avícola do Ceará, denotando um processo de especialização territorial produtiva à leste de Fortaleza; a avicultura se realiza sem configurar o sistema de integração sob o domínio de corporações frigoríficas e compõe os dois circuitos da economia urbana. Mostra-se, assim, basilar para a compreensão da economia política de Fortaleza e da urbanização de sua região metropolitana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Elias, Universidade Estadual do Ceará

Geógrafa e Doutora em Geografia Humana pela USP

Programa de Pós-Graduação em Geografia UECE

Pesquisadora do CNPq

Felipe Rodrigues Leitão, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia (ProPGeo/UECE)

Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (ProPGeo/UECE)

Graduado em Geografia (licenciatura) pela Universidade Estadual do Ceará e bacharel em Administração de Empresas pelo Centro Universitário UniFanor

Renato Pequeno, Universidade Federal do Ceará

Arquiteto e Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela USP
Professor Associado do Depto de Arquitetura e Urbanismo da UFC

Downloads

Publicado

04-08-2022

Como Citar

ELIAS, D.; LEITÃO, F. R.; PEQUENO, R. AVICULTURA NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA: PRODUÇÃO, AGENTES E DINÂMICAS SOCIOESPACIAIS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 23, n. 88, p. 156–172, 2022. DOI: 10.14393/RCG238859431. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/59431. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos