REDES: DOS SENTIDOS ORIGINAIS À NATUREZA DAS REDES NAS AÇÕES COLETIVAS

Autores

  • Agripino Souza Coelho Neto Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG238759151

Palavras-chave:

Rede, Conceito, Ciência Contemporânea, Ações coletivas, Geografia

Resumo

Este artigo objetiva apresentar os múltiplos usos e significações do conceito de rede, destacando suas possibilidades de aplicação para compreensão de uma variedade de fenômenos de naturezas distintas. O artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica, dialogando com vários autores das humanidades. O texto está estruturado em três momentos. Inicialmente, parte-se da identificação dos sentidos originais na antiguidade até a explosão de significados que o conceito adquiriu nas últimas quatro décadas. Em seguida, busca-se demonstrar a amplitude de usos e significações de rede na ciência contemporânea, destacando o procedimento de qualificação do conceito e a formulação de conceitos adjetivados. No terceiro momento, centrou-se no mapeamento das concepções de rede adotadas para compressão das ações coletivas, destacando a sua natureza distintiva. Nesse sentido, propõe-se a acompanhar o percurso do conceito, identificando e “mapeando” usos e significações e delimitando sua aplicação as ações coletivas em particular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Agripino Souza Coelho Neto, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), professor de Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Downloads

Publicado

01-06-2022

Como Citar

COELHO NETO, A. S. REDES: DOS SENTIDOS ORIGINAIS À NATUREZA DAS REDES NAS AÇÕES COLETIVAS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 23, n. 87, p. 175–190, 2022. DOI: 10.14393/RCG238759151. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/59151. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos