MAPEAMENTO DE ÁREAS DE RISCO A INUNDAÇÕES NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO CALADÃO – CORONEL FABRICIANO/MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238658450Palavras-chave:
Características fisiográficas, Sistema de Informações Geográficas, Suscetibilidade, Vulnerabilidade, RiscoResumo
A Bacia Hidrográfica do Ribeirão Caladão (BHRC), localizada no município de Coronel Fabriciano/MG, tem passado desde a década de 60 por uma acelerada ocupação desordenada que associada às condições naturais peculiares formam um arcabouço de condicionantes fisiográficos e antrópicos que resultam em áreas de risco a inundações. Diante deste fato, objetivou-se identificar e classificar as áreas de risco a inundação na BHRC utilizando-se os softwares Terra View Hidro 0.4.5 e ArcGIS 10.8, utilizando-se a técnica de álgebra de mapas para elaboração dos modelos de suscetibilidade e vulnerabilidade delimitados pelo modelo HAND (Height Above Nearest Drainage), resultando no modelo de risco a inundações. Os resultados demonstraram que 53,03% das áreas suscetíveis a inundações são consideradas de risco e estão localizadas em todas as sub-bacias da BHRC, sendo que nas sub-bacias III e V concentram-se a maior parte da população em áreas de alto grau de risco. A presente pesquisa culminou em uma carta de risco a inundações que caracteriza o fenômeno e a condições de vulnerabilidade da BHRC, baseando-se em um método efetivo e de baixo custo que pode ser aplicado em outros municípios brasileiros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Vlamir Soares Fonseca, Daniel Brasil Ferreira Pinto, Caio Mário Leal Ferraz, Ivan Carlos Carreiro Almeida, Alexandre Faissal Brito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.