QUATRO DÉCADAS DE EXPANSÃO URBANA EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP: UMA ANÁLISE EM DUAS VIAS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238658073Palavras-chave:
São José do Rio Preto, Moradias, Segregação, Expansão urbanaResumo
Localizada na região Noroeste do Estado de São Paulo, São José do Rio Preto vem passando por uma rápida expansão urbana que seguiu duas vias distintas: a expansão pela produção ilegal de moradias, entre as décadas de 1980 e 1990; e a expansão pela produção legal, entre as décadas de 2000 e 2010. Assim, o objetivo deste artigo é analisar essas duas vias que não só tornam a mancha urbana mais dispersa, mas que também trazem como resultado um agravamento da segregação na cidade. Para isso, realizamos trabalhos de campo e pesquisas para a coleta de dados sobre o histórico dos processos, assim como realizamos uma entrevista com a Secretária da Habitação da cidade, onde nos informamos melhor sobre a situação atual.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Luiz Henrique Mateus Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.