REDE DE CONVENCIMENTO: A DIFUSÃO TECNOLÓGICA DO AGRONEGÓCIO EM MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238758016Palavras-chave:
Cerrado brasileiro, Agronegócio, Modernização, Feiras de tecnologiaResumo
Atendendo ao chamamento de um projeto modernizador, o cerrado brasileiro passou por uma profunda modificação do processo produtivo no campo, sobretudo a partir de 1970, momento no qual, políticas de colonização e integração nacional passam a reger as novas relações sociais e orquestrar o deslocamento populacional para áreas antes consideradas como “espaços vazios”. O objetivo deste artigo é refletir acerca das redes de poder que envolvem os processos de difusão tecnológica agrícola e os processos de convencimento na adoção dessas novas tecnologias destinadas ao agronegócio. No estado de Mato Grosso, a especialização produtiva no campo ligada ao agribusiness e, consequentemente, às leis de mercado, acabam por criar conflitos diversos no campo e na luta pelo poder em diferentes escalas da sociedade. Sendo assim, o trabalho realizado, buscando respostas a este cenário, vê na difusão tecnológica um poderoso instrumento de persuasão e convencimento, cristalizado pelo alto padrão dos eventos técnicos e pelas feiras de tecnologia voltadas à moderna produção agrícola.
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