PADRÕES DE VIAGENS INTRAURBANAS PARA O TRABALHO E ESTABELECIMENTOS EDUCACIONAIS: EVIDÊNCIAS A PARTIR DO ESTUDO DE CASO DE UBERLÂNDIA - MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG217857702Palavras-chave:
Mobilidade Urbana, Modais de transporte, Comportamento de viagem, Trabalho, EscolaResumo
O presente artigo busca analisar os padrões de viagem considerando-se, a partir da habitação, os deslocamentos para o trabalho e estabelecimentos educacionais. Busca-se analisar as distâncias percorridas, e os modais de transporte na cidade de Uberlândia, MG. Para tal, recorreu-se à aplicação de questionários, posterior inserção em banco de dados georreferenciado para cálculo das distâncias e uso de software estatístico para análise de dados. Os resultados demonstraram que a medida em que aumenta a renda familiar e o nível de escolaridade, maior é a escolha pelo automóvel individual. Os dados também evidenciam uma ampliação constante e generalizada dos transportes motorizados individuais por meio de aplicativos, principalmente em faixas etárias de 19 a 29 anos. O trabalho mostra ainda que carros ou motos o meio de transporte mais utilizado para as viagens ao trabalho e para as viagens à escola pelo gênero masculino. Para as viagens à escola pelo gênero feminino, os meios de transporte são mais diversificados e combinados entre si. A partir das análises desenvolvidas espera-se contribuir com as decisões de planejamento urbano e formulação de políticas públicas de transporte. Também espera-se contribuir para a mitigação dos impactos causados pelos deslocamentos diários, derivados das viagens para trabalho e educação.
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