PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO ESPELEOLÓGICO NAS ÁREAS PROTEGIDAS DA SERRA DE SÃO JOSÉ, MG: POTENCIALIDADE DE OCORRÊNCIA DE CAVERNAS

Autores

  • Pedro Henrique Silva Teixeira Universidade Federal de São João del-Rei
  • Múcio do Amaral Figueiredo Universidade Federal de Sao Joao Del-Rei
  • Silvia Elena Ventorini Universidade Federal de São João del-Rei
  • Helton Santos Lopes Barbosa Universidade Federal de São João del-Rei
  • Leonardo Cristian Rocha Universidade Federal de São João del-Rei, Departamento de Geociências

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG228457107

Palavras-chave:

Geopatrimônio, Análise Multicritérios, AHP

Resumo

Objetivou-se aqui desenvolver um método de identificação de áreas com potencial de ocorrência de cavidades na Serra de São José, que auxilie na proteção e manejo do patrimônio espeleológico existente na área investigada. A área de estudo abrange a Região Cárstica de São João del Rei, formada por rochas areno-quartzíticas, onde a formação de cavidades ocorre de maneira menos intensa. A fundamentação teórico-metodológica tem como base a análise multicritérios e a análise hierárquica de processos (AHP). Por meio da Análise Multicritério foi desenvolvido o modelo de “Potencialidade de ocorrência de Cavernas na Serra de São José”, que consistiu no cruzamento das variáveis (geologia, área de concentração de blocos rochosos, declividade e hidrografia) e aplicação de pesos para cada atributo das mesmas, numa escala de 1 a 5 pontos, segundo os métodos da AHP. Foram identificados 3 estágios de potencialidade de ocorrência de cavernas, Ocorrência Improvável, Baixa Potencialidade e Média Potencialidade.  Até o momento foram identificadas 31 cavernas, localizadas na região Norte/Nordeste da serra. A maior parte dessas cavernas estão localizadas nas áreas definidas como “Média e Baixa Potencialidade”, visto que a formação geológica da área não proporciona um grande desenvolvimento de cavidades como por exemplo nas formações Calcárias e Dolomíticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-12-2021

Como Citar

TEIXEIRA, P. H. S.; FIGUEIREDO, M. do A.; VENTORINI, S. E.; BARBOSA, H. S. L. .; ROCHA, L. C. . PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO ESPELEOLÓGICO NAS ÁREAS PROTEGIDAS DA SERRA DE SÃO JOSÉ, MG: POTENCIALIDADE DE OCORRÊNCIA DE CAVERNAS . Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 22, n. 84, p. 246–268, 2021. DOI: 10.14393/RCG228457107. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/57107. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos