EROSION CONTROL WITH GEOTEXTILES FROM NATURAL FIBERS IN THE MARGIN OF THE SÃO FRANCISCO RIVER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG228456549

Palavras-chave:

Typha latifolia, Juncus sp., Syagrus coronata, Bioengenharia de Solos

Resumo

O baixo rio São Francisco foi impactado por mudanças no fluxo do rio causadas por políticas públicas implementadas nas últimas décadas causadas pela geração de energia elétrica. O objetivo deste trabalho foi avaliar o uso de geotêxteis fabricados a partir de fibras naturais no controle da erosão na margem do rio São Francisco. Geotêxtil , Syagrus coronata Geotêxtil e Bare Soil sem geotêxteis, localizado na margem direita do baixo rio São Francisco, no município de Amparo de São Francisco, estado de Sergipe, nordeste do Brasil. Entre os geotêxteis testados, os geotêxteis Syagrus coronata e Juncus sp foram temporalmente mais eficientes no controle da erosão, produzindo menor quantidade de sedimentos, embora na resistência e durabilidade das fibras, Typha latifolia apresentou melhores resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cátia dos Santos Fontes, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe-UFS (2016). Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe-UFS (2012). Especialista em Gestão e Educação Ambiental - FJAV (2011). Graduada em Licenciatura em Geografia - FJAV (2009).

Francisco Sandro Rodrigues Holanda, Universidade Federal de Sergipe-UFS/Departamento de Engenharia Agronômica

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (1985), mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (1992) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1996)/Purdue University e Pós-Doutorado pela Universidade de Wisconsin (EUA). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Sergipe, e líder do Grupo de Pesquisa em Gestão Hidroambiental do Baixo São Francisco. Tem experiência na área de Engenharia de Água e Solo, com ênfase em Conservação de Solo e Água, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioengenharia de solos e demais técnicas de controle de erosão. (Texto informado pelo autor)

Renisson Neponuceno de Araujo Filho, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Engenharia Florestal (2009), Mestrado em Agroecossistemas (2012) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Especialização em Docência no Ensino Superior (2011) pela Faculdade de Sergipe (FASE), Doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2016), com período sanduíche em Texas A&M University - USA e Pós Doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco (2018). Tem experiência na área de Agrárias e Ambientais com ênfase em: Ensino, Pesquisa e Extensão, atuando principalmente nos seguintes temas: Recuperação de Áreas Degradada, Conservação de Solo e Água, Bioengenharia de solos, Mecânica dos Solos, Física do Solo, Química do Solo, Fertilidade do Solo, Ciclagem de Nutrientes, Recursos Hídricos, Dinâmica e Estoque do Carbono no Sistema solo-planta e Matéria Orgânica do Solo.

Janisson Bispo Lino, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Sergipe (2016). Mestre em Produção Agrícola pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG), 2020. Atualmente, doutorando em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) na área de controle químico e biológico de doenças de plantas, sob orientação do Dr. Silvaldo Felipe da Silveira.

Marks Melo Moura, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Sergipe (2015) e mestrado em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2017), atualmente Doutorando no programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal pela UFPR . Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Recursos Florestais e Engenharia Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: Sensoriamento Remoto aplicado ao Meio Ambiente, Geotecnologias aplicadas a recursos Florestais e Sistemas de Informações Geográficas.

Downloads

Publicado

15-12-2021

Como Citar

Fontes, C. dos S., Holanda, F. S. R. ., Araujo Filho, R. N. de ., Santos, L. D. V., Lino, J. B., & Moura, M. M. (2021). EROSION CONTROL WITH GEOTEXTILES FROM NATURAL FIBERS IN THE MARGIN OF THE SÃO FRANCISCO RIVER. Caminhos De Geografia, 22(84), 25–35. https://doi.org/10.14393/RCG228456549

Edição

Seção

Artigos