POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A POPULAÇÃO IDOSA: UMA AVALIAÇÃO DOS IDOSOS QUE FREQUENTAM OS CRAS DE ITUIUTABA (MG)

Autores

  • Geisa Candida da Silva Gonçalves Instituto de Ciências Humanas do Pontal- ICH
  • Gerusa Gonçalves Moura Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal http://orcid.org/0000-0002-5776-1295

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG217656282

Palavras-chave:

Políticas Públicas, População idosa, Avaliação, Ituiutaba (MG)

Resumo

A população idosa cresceu substancialmente e, para atender às novas demandas, o Estado apresenta políticas públicas voltadas para os idosos que supram suas necessidades, garantindo-lhes os serviços essenciais. O objetivo desse estudo é perceber como os idosos, que frequentam os seis Centros de Referência de Assistência Social instalados na cidade de Ituiutaba (MG), avaliam as políticas públicas voltadas para a população idosa, verificando o entendimento dos mesmos a respeito delas e indicando ações que contemplem as necessidades desta população. Para isso, foram entrevistados os idosos que participam das atividades e projetos realizados CRAS de Ituiutaba. Os resultados indicam que os entrevistados reconhecem a importância do CRAS, o excelente atendimento que recebem e a necessidade de melhoria dos espaços físicos. Há uma grande dificuldade dos idosos em entender as políticas públicas voltadas para eles, bem como quais direitos são assegurados. Outro resultado interessante é a prioridade que eles atribuem ao transporte público e ao atendimento público da saúde, evidenciando que estes são os “direitos” considerados mais importantes. Fica evidente a necessidade de mais pesquisas e ações que contribuam para a valorização dos idosos, bem como seu engajamento na sociedade e, sobretudo, a garantia de um envelhecimento com qualidade, segurança e dignidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03-08-2020

Como Citar

CANDIDA DA SILVA GONÇALVES, G.; MOURA, G. G. POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A POPULAÇÃO IDOSA: UMA AVALIAÇÃO DOS IDOSOS QUE FREQUENTAM OS CRAS DE ITUIUTABA (MG). Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 21, n. 76, p. 208–230, 2020. DOI: 10.14393/RCG217656282. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/56282. Acesso em: 2 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos