BANCO DE DADOS GEOGRÁFICOS PARA GESTÃO INTEGRADA APLICADA AO SANEAMENTO BÁSICO EM UM BAIRRO DA METRÓPOLE DA AMAZÔNIA

Autores

  • Ermeson Freitas da Silva Universidade do Estado do Pará
  • Rafael Ribeiro Meireles Universidade do Estado do Pará
  • Aline Souza Sardinha Universidade do Estado do Pará
  • Edgleuberson Guimarães Rocha Companhia de Saneamento do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG228356134

Palavras-chave:

Saneamento Básico, Base de dados, Gestão Integrada

Resumo

O saneamento básico visa alcançar quatro vertentes de prestação de serviços essenciais à sociedade: abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais e manejo de resíduos sólidos. Nesse sentido, desenvolver um banco de dados geográficos (BDG) auxiliará como ferramenta para uma gestão integrada por parte dos gestores do saneamento. O objetivo deste trabalho é propor um BDG contendo informações do saneamento e das características urbanas e ambientais para melhorar a gestão integrada no bairro da Marambaia em Belém/PA. Para isso, adquiriu-se dados em órgãos públicos e prestadores de serviços de saneamento, nos formatos espaciais dwg, pdf e shp. Em seguida, foram processados e validados pelas ferramentas AutoCAD e ArcMap, e posteriormente, armazenados no BDG por meio do PostgreSQL e sua extensão espacial PostGIS os quais foram gerenciados pelo pgAdmin 4, resultando na sistematização em um único BDG contendo dados para geração de tabelas e mapas cartográficos do saneamento e características urbanas e ambientais. O BDG mostrou-se um excelente instrumento para a gestão integrada do saneamento, pois permite produzir, verificar e analisar de forma conjunta e segura informações e dados de saneamento contribuindo para tomar decisões e mitigar problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ermeson Freitas da Silva, Universidade do Estado do Pará

Brasileiro, 24 anos. Engenheiro Ambiental pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), no período de 2015 a 2019. Fui Estagiário do Laboratório de Educação Ambiental (LEA) na Universidade do Estado do Pará, durante agosto de 2017 a julho de 2018. Atuei como voluntário no PIBIC/FAPESPA intitulado ?Biomonitoramento da Qualidade do Ar em Diferentes Áreas Urbanas de Belém: espécies arbóreas como indicadores vivos em avenidas de grande tráfego?, e ainda como bolsista do Projeto de Iniciação Científica (PIBIC/FAPESPA) denominado "ANÁLISE DOS ÍNDICES DE CONFORTO TÉRMICO EM DIFERENTES ÁREAS URBANIZADAS NA CIDADE DE BELÉM-PA". Atualmente estagiário bolsista do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM) - Setor operacional(SEOPE) - Divisão de sistematização (DIVSIN).

Rafael Ribeiro Meireles , Universidade do Estado do Pará

Graduado em Engenharia Ambiental. Monitor na Universidade do Estado do Pará nos anos de 2019 e 2018. Estagiário na empresa de consultoria ambiental Sustentar Engenharia e Meio Ambiente, no ano de 2018. Bolsista do projeto "Tratamento de esgoto e proteção dos recursos hídricos" do Banco da Amazônia, no ano de 2018. Voluntário da ENACTUS, no ano de 2017.

Aline Souza Sardinha, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Engenharia Sanitária (2004) e mestrado em Ciências na área de Geologia pelo Curso de Pós Graduação em Geologia e Geoquímica (2006) ambos pela Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de operação/ manutenção de poços profundos, redes e ramais de distribuição de água, controle da qualidade da água e consultoria ambiental. Foi Consultora Técnica da Unesco lotada na Unidade Regional de Controle da Qualidade da Água (URCQA) da Fundação Nacional de Saúde (Funasa/CORE-PA). Foi Professora Assistente da Escola Superior da Amazônia - Esamaz, Chefe da Divisão de Licenciamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ananindeua (PA) e Diretora de Controle e Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santa Izabel (PA). Atualmente é Professora Assistente IV e Coordenadora do curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Estado do Pará.

Edgleuberson Guimarães Rocha, Companhia de Saneamento do Estado do Pará

Graduado em Engª Sanitária pela UFPA (2006). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias e manutenção e operação de redes coletora de esgoto de esgoto sanitário, atuando principalmente nos seguintes temas: Saneamento Ambiental, Infra-estrutura urbana, qualidade e água, consumo,desperdício.

Downloads

Publicado

04-10-2021

Como Citar

da Silva, E. F. ., Meireles , R. R., Souza Sardinha, A. ., & Guimarães Rocha, E. . (2021). BANCO DE DADOS GEOGRÁFICOS PARA GESTÃO INTEGRADA APLICADA AO SANEAMENTO BÁSICO EM UM BAIRRO DA METRÓPOLE DA AMAZÔNIA. Caminhos De Geografia, 22(83), 86–103. https://doi.org/10.14393/RCG228356134

Edição

Seção

Artigos