O ESPAÇO PÚBLICO E O DIREITO À CULTURA: ESTUDO SOBRE OS EVENTOS MUSICAIS SEXTA ÀS SEIS E FESTIVAL DE MÚSICA DE PONTA GROSSA (PR)

Autores

  • Adriana Aparecida de Andrade Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Leonel Brizolla Monastirsky Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG228356071

Palavras-chave:

Espaço público, Experiências musicais, Música, Projeto cultural

Resumo

A pesquisa teve como objetivo geral compreender em que medida os eventos musicais (Sexta às Seis e Festival de Música de Ponta Grossa) constituem as experiências dos indivíduos (público, músicos e organizadores) no espaço público de Ponta Grossa, e quais medidas e ações o poder público toma em relação a promoção e organização desses eventos. Essa pesquisa também analisou as dinâmicas musicais de promoção ao direito à cidade e à cultura, assim como buscou compreender a relação indivíduo e espaço público. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas com músicos e membros da Fundação Municipal de Cultura com o auxílio de tópico guia e ponto de saturação e também questionários online. Identifica-se os eventos musicais de suma importância para o acesso à cultura na cidade, como possibilitam a participação de vários segmentos sociais, gêneros, etnias e gostos musicais, possibilitam que artistas locais tenham a oportunidade de mostrar o seu trabalho, possibilitam aos indivíduos o contato direto com artistas reconhecidos no cenário musical nacional, e são importantes por incentivar a utilização e valorização dos espaços públicos através de atividades culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-10-2021

Como Citar

Aparecida de Andrade, A., & Monastirsky, L. B. (2021). O ESPAÇO PÚBLICO E O DIREITO À CULTURA: ESTUDO SOBRE OS EVENTOS MUSICAIS SEXTA ÀS SEIS E FESTIVAL DE MÚSICA DE PONTA GROSSA (PR). Caminhos De Geografia, 22(83), 31–46. https://doi.org/10.14393/RCG228356071

Edição

Seção

Artigos