O ESPAÇO PÚBLICO E O DIREITO À CULTURA: ESTUDO SOBRE OS EVENTOS MUSICAIS SEXTA ÀS SEIS E FESTIVAL DE MÚSICA DE PONTA GROSSA (PR)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG228356071Palavras-chave:
Espaço público, Experiências musicais, Música, Projeto culturalResumo
A pesquisa teve como objetivo geral compreender em que medida os eventos musicais (Sexta às Seis e Festival de Música de Ponta Grossa) constituem as experiências dos indivíduos (público, músicos e organizadores) no espaço público de Ponta Grossa, e quais medidas e ações o poder público toma em relação a promoção e organização desses eventos. Essa pesquisa também analisou as dinâmicas musicais de promoção ao direito à cidade e à cultura, assim como buscou compreender a relação indivíduo e espaço público. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas com músicos e membros da Fundação Municipal de Cultura com o auxílio de tópico guia e ponto de saturação e também questionários online. Identifica-se os eventos musicais de suma importância para o acesso à cultura na cidade, como possibilitam a participação de vários segmentos sociais, gêneros, etnias e gostos musicais, possibilitam que artistas locais tenham a oportunidade de mostrar o seu trabalho, possibilitam aos indivíduos o contato direto com artistas reconhecidos no cenário musical nacional, e são importantes por incentivar a utilização e valorização dos espaços públicos através de atividades culturais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.