PROPENSÃO À MODIFICAÇÃO DE RIOS A PARTIR DA SENSITIVIDADE DE ESTILOS FLUVIAIS EM UMA BACIA HIDROGRÁFICA NO SEMIÁRIDO DA PARAÍBA (BRASIL)

Autores

  • Jeferson Mauricio Rodrigues Universidade Federal da Paraíba
  • Jonas Otaviano Praça de Souza Universidade Federal da Paraíba
  • Rafael Albuquerque Xavier Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG228256049

Palavras-chave:

Sensitividade, Estilos Fluviais, Evolução de canais

Resumo

O conceito de sensitividade se perdeu nos últimos anos entre os trabalhos que tratam sobre a temática de evolução e recuperação de ambientes fluviais semiáridos. Todavia, o conceito e metodologia de sensitividade permite identificar e compreender trechos fluviais que apresentam propensão à mudança. Pesquisas feitas no semiárido australiano pelos pesquisadores Brierley e Friys indicam que a metodologia de sensitividade permite avaliar a propensão à modificação de rios a partir da análise de geoindicadores e seus respectivos subgeoindicadores.  Foram analisados alguns geoindicadores que permitiram apontar as possíveis alterações no ambiente fluvial de cada estilo que foram: a morfologia do canal, planta do canal e as características de leito.  Foi possível identificar seis estilos fluviais, conforme suas características de vale, unidades geomórficas e textura. Os estilos confinados apresentaram baixa sensitividade por conta dos controles nas margens e leito rochosos. O EFNCRC foi o estilo que apresentou alta sensitividade, por conta da energia de fluxo moderada e leito e margens móveis. Por fim, foi feita uma análise estatística com base nos dados do índice de sinuosidade aplicado em cada estilo que propiciou maior entendimento acerca das diferentes alterações na forma em planta dos estilos fluviais analisados, buscando quantificar os ajustes fluviais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeferson Mauricio Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba (PPGG-UFPB), Paraíba, Brasil.

Jonas Otaviano Praça de Souza, Universidade Federal da Paraíba

Professor Adjunto do Departamento de Geociências e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba (PPGG-UFPB), Paraíba, Brasil.

Rafael Albuquerque Xavier, Universidade Estadual da Paraíba

Professor Adjunto da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Paraíba, Brasil.

Downloads

Publicado

02-08-2021

Como Citar

RODRIGUES, J. M.; SOUZA, J. O. P. de .; XAVIER, R. A. PROPENSÃO À MODIFICAÇÃO DE RIOS A PARTIR DA SENSITIVIDADE DE ESTILOS FLUVIAIS EM UMA BACIA HIDROGRÁFICA NO SEMIÁRIDO DA PARAÍBA (BRASIL). Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 22, n. 82, p. 292–313, 2021. DOI: 10.14393/RCG228256049. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/56049. Acesso em: 26 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos