PROCESSOS HIDROLÓGICOS SUBSUPERFICIAIS INFLUENCIADOS POR CORTES DE ESTRADAS RURAIS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO GUABIROBA, GUARAPUAVA, PARANÁ, BRASIL

Autores

  • Márcia Cristina da Cunha Universidade Federal de Jataí-GO
  • Edivaldo Lopes Thomaz Universidade Estadual do Centro Oeste-UNICENTRO
  • Fabiano Antonio de Oliveira Universidade Federal do Paraná-UFPR

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG228054556

Palavras-chave:

Bacia hidrográfica rural., Resposta hidrológica., Vertente., Interceptação.

Resumo

Embora as estradas rurais permitam o desenvolvimento das comunidades rurais, elas alteram a resposta hidrológica natural da bacia hidrográfica. Este estudo foi realizado na bacia do Rio Guabiroba, Guarapuava-PR, Brasil, com o objetivo de verificar como os processos hidrológicos subsuperficiais são influenciados por cortes de estrada rural. Foram realizados levantamentos de campo para identificação dos tipos de interceptação do fluxo em subsuperfície. Foi realizado também o monitoramento da chuva (mm), nível do lençol freático (cm) e vazão (l/s) nos locais de interceptação. Como resultado, três tipos principais foram identificados: fluxo de retorno, fluxo pipe e fluxo insaturado. O fluxo do tipo pipe respondeu por mais de 60% do volume de vazão interceptada, porém, a altura da profundidade do nível do lençol freático e o tempo de permanência foi mais elevado no fluxo de retorno. Já o fluxo insaturado contribuiu com 20% do volume de vazão interceptada. Conclui-se, portanto, que os tipos de interceptação subsuperficial e os mecanismos diferenciados destes podem alterar a dinâmica hidrológica natural da bacia, provocando um tempo de resposta menor que por meio da infiltração e deslocamento no solo. Assim, estudos em estradas rurais é fundamental para o desenvolvimento das comunidades rurais do ponto de vista geográfico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Cristina da Cunha, Universidade Federal de Jataí-GO

Professora Dra. do Curso de Geografia da Universidade Federal de Jataí-UFJ

Edivaldo Lopes Thomaz, Universidade Estadual do Centro Oeste-UNICENTRO

Professor Associado, Departamento de Geografia, Universidade Estadual do Centro-Oeste-UNICENTRO, Guarapuava-PR

Fabiano Antonio de Oliveira, Universidade Federal do Paraná-UFPR

Professor e pesquisador da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

05-04-2021

Como Citar

CRISTINA DA CUNHA, M. .; LOPES THOMAZ, E.; ANTONIO DE OLIVEIRA, F. PROCESSOS HIDROLÓGICOS SUBSUPERFICIAIS INFLUENCIADOS POR CORTES DE ESTRADAS RURAIS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO GUABIROBA, GUARAPUAVA, PARANÁ, BRASIL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 22, n. 80, p. 53–67, 2021. DOI: 10.14393/RCG228054556. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/54556. Acesso em: 7 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos