DA CRISE REGIONAL ÀS NOVAS DINÂMICAS DE ESPECIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE CACAU NO SUL DA BAHIA

Autores

  • Laís Boto Xavier Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Francisco das Chagas do Nascimento Jr Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Jorge Chiapetti Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG227953461

Palavras-chave:

Especialização regional, Cacau orgânico certificado, Circuito espacial de produção

Resumo

O Sul do estado da Bahia se notabilizou como um dos principais centros produtores e exportadores mundiais de cacau, ao longo do século XX. Entretanto, desde o final dos anos 1980,uma série de fatores estabelecidos tanto no plano externo, como no plano interno, contribuíram para a eclosão da chamada “crise do cacau”. A partir de então, observou-se o surgimento de novas estratégias empregadas por agricultores, cooperativas e empresas agrícolas, visando a reinserção da produção de amêndoas do Sul Baiano nos mercados nacional e internacional. Desse modo, o objetivo do presente trabalho foi analisar as atuais dinâmicas de especialização regional da produção de cacau no Sul da Bahia, dando-se destaque especial à produção de cacau orgânico certificado. Através de levantamento sistemático de dados secundários e da realização de pesquisas de campo, investigou-se a difusão daquele novo modelo de produção na tradicional região cacaueira brasileira, assim como a constituição do seu respectivo circuito espacial de produção. Por fim, constatou-se que, apesar da produção de cacau orgânico ter possibilitado uma maior autonomia econômica e política aos produtores, tal modelo também opera uma “segmentação da região”, à medida que poucos agricultores conseguem se inserir nos novos e mais rentáveis circuitos espaciais de produtos certificados

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laís Boto Xavier, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Licenciada em Geografia. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Francisco das Chagas do Nascimento Jr, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor do Departamento de Geografia, Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Jorge Chiapetti, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professor do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Downloads

Publicado

01-02-2021

Como Citar

BOTO XAVIER, L.; NASCIMENTO JR, . F. das C. do .; CHIAPETTI, J. DA CRISE REGIONAL ÀS NOVAS DINÂMICAS DE ESPECIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE CACAU NO SUL DA BAHIA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 22, n. 79, p. 77–96, 2021. DOI: 10.14393/RCG227953461. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/53461. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos