HYDROCHEMICAL CLASSIFICATION OF AMAZONIAN RIVERS: A SYSTEMATIC REVIEW AND META-ANALYSIS

Autores

  • Eduardo Antonio Rios Villamizar Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Coordenação de pesquisas em Dinâmica Ambiental CODAM
  • J. Marion Adeney Wake Forest University, Winston-Salem
  • Maria Teresa Fernandez Piedade Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA/MCTIC
  • Wolfgang Johannes Junk Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INCT-INAU-UFMT)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG217853272

Palavras-chave:

Amazon basin, Water quality, River water types

Resumo

A qualidade química da água proporciona parâmetros fundamentais para o estudo da ecologia dos rios, sua biodiversidade e seus ciclos biogeoquímicos. Esses parâmetros determinam opções de gestão dos rios e das áreas úmidas associadas. A primeira classificação científica dos corpos da água da Amazônia foi elaborada pelo pesquisador Harald Sioli em meados do século passado. Ele estabeleceu 3 tipos de água: água branca, água preta e água clara. Com esta tipologia ele explicou peculiaridades limnológicas dos grandes rios da Amazônia. Além disso, ele relacionou os fatores físico-químicos dos três tipos de águas com as propriedades geológicas e geomorfológicas das suas bacias hidrográficas. Hoje em dia uma quantidade crescente de dados hidro-químicos indicam que a composição dos corpos da água na Amazônia varia muito mais do que foi assumido por Sioli. Foram usados os dados disponíveis na literatura sobre as variáveis transparência, pH, condutividade elétrica e a distribuição de cátions e ânions principais para reavaliar a antiga classificação. A nossa análise permitiu distinguir os três tipos de água clássicos e categorizar outros corpos de água em mais três tipos, a fim de subsidiar um sistema de classificação mais detalhado para as águas Amazônicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-12-2020

Como Citar

VILLAMIZAR, E. A. R.; ADENEY, J. M. .; PIEDADE, M. T. F. .; JUNK, W. J. . HYDROCHEMICAL CLASSIFICATION OF AMAZONIAN RIVERS: A SYSTEMATIC REVIEW AND META-ANALYSIS . Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 21, n. 78, p. 211–226, 2020. DOI: 10.14393/RCG217853272. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/53272. Acesso em: 28 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos