CLASSIFICAÇÃO E ANÁLISE DAS UNIDADES DE PAISAGENS NO DISTRITO DE TAPERUABA, SOBRAL, CEARÁ

Autores

  • Jose Marcos Duarte Rodrigues Universidade Federal da Paraiba
  • Ernane Corteza Lima Universidade Estadual Vale do Acarau
  • Vanda Claudino-Sales Universidade Federal do Ceará
  • Sonia Tatumi Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG217752543

Palavras-chave:

Análise ambiental, Classificação de paisagens, Vulnerabilidade, Sustentabilidade, Nordeste do Brasil

Resumo

O presente artigo classifica e analisa e as unidades de paisagem do distrito de Taperuaba, Sobral, Ceará, através da realização de uma análise ambiental e tipológica. Para tanto, foram determinadas três unidades de paisagem: a planície fluvial do Rio Bom Jesus; as serras secas; os sertões e pés de serra de Taperuaba. Foram analisadas as potencialidades e limitações, identificados os impactos ambientais, diagnostificada a vulnerabilidade e sustentabilidade ambiental, e por último, estabelecidas diretrizes mitigadoras, através de pesquisa bibliográfica, levantamentos de campo e mapeamentos temáticos. A planície fluvial foi considerada como apresentando vulnerabilidade e sustentabilidade moderada. As serras secas e os sertões e pés de serra foram diagnosticadas como área de alta vulnerabilidade e baixa sustentabilidade ambiental. Os principais impactos ambientais de ordem antrópica identificados foram desmatamento, queimadas, assoreamento, poluição dos recursos hídricos e diminuição de espécies vegetal e animal. De ordem natural cita-se as inundações periódicas e a erosão do solo. Quanto às diretrizes, propõe-se sobretudo a implantação de APPs, manutenção e/ou recuperação da vegetação, controle das práticas agrícola; práticas de controle de erosão e desenvolvimento do ecoturismo e geoturismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Marcos Duarte Rodrigues, Universidade Federal da Paraiba

Geografo e mestre em Geografia pela Universidade Vale do Acarau. Doutorando no Programa de Pos-graduacao em Geografia da Universidade Federal da Paraiba.

Ernane Corteza Lima, Universidade Estadual Vale do Acarau

Geografo pela Universidade Federal do Ceara, mestre pela Universidade Federal do Ceara, doutor e pos-doutor pela Universidade Federal do Ceara. Professor Associado do Curso de Geografia da Universidade Estadual Vale do Acarau. Tem especialidade em bacias hidrograficas e geomorfologia.

Vanda Claudino-Sales, Universidade Federal do Ceará

Pós-doutora em Gemorfologia pela Universidade da Florida. Doutora em Geografia pela Universidade Sorbonne. Mestre em Geografia Física pela Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará e Adjunto-visitante da Universidade da Flórida. Professora aposentada do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceara,

Sonia Tatumi, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Brasil.

Professora-doutora titular do Departamento de Ciencias Marinhas da Universidade Federal de Sao Paulo. Introduziu a tecnica de datacao por termulinescencia no Brasil, sendo especialista no tema.

Downloads

Publicado

02-10-2020

Como Citar

Rodrigues, J. M. D., Lima, E. C., Claudino-Sales, V., & Tatumi, S. (2020). CLASSIFICAÇÃO E ANÁLISE DAS UNIDADES DE PAISAGENS NO DISTRITO DE TAPERUABA, SOBRAL, CEARÁ . Caminhos De Geografia, 21(77), 283–297. https://doi.org/10.14393/RCG217752543

Edição

Seção

Artigos