POLÍTICAS REGIONAIS E O DESAFIO DE DIALOGAR COM A DIVERSIDADE REGIONAL BRASILEIRA: O CASO DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Victor Da Silva Oliveira Professor Adjunto do Curso de Geografia no Instituto de Estudos do Trópico Úmido da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa
  • Tania Bacelar de Araújo Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG217652311

Palavras-chave:

Desenvolvimento regional, Geografia regional, Participação social, Políticas públicas, Política regional

Resumo

O processo de formação socioeconômica do Brasil resultou na consolidação do lastro de desigualdades regionais encontradas na atualidade. Em determinados períodos, pontualmente, algumas regiões foram alvo de qualificação técnica para o atendimento de politicas governamentais. Não obstante, no interior dos entes federados situações semelhantes ocorrem. No Rio Grande do Sul, encontra-se na atualidade considerável diversidade e desigualdade, com carências historicamente não atendidas. Na tentativa de sanar esses desequilíbrios e assumir a diversidade como uma oportunidade para o desenvolvimento, políticas públicas recentes foram executadas, como o Programa Territórios da Cidadania – em escala federal - e dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul - estadual. A pesquisa que fundamenta o presente artigo buscou analisar o tratamento das peculiaridades regionais em ambas as políticas. Os resultados apontaram a inserção das peculiaridades nas políticas, especialmente advindas de demandas identificadas nos processos de participação social. No entanto, há presença significativa de demandas básicas, corriqueiras na maioria das regiões interioranas.

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Publicado

03-08-2020

Como Citar

OLIVEIRA, V. D. S. .; ARAÚJO , T. B. de. POLÍTICAS REGIONAIS E O DESAFIO DE DIALOGAR COM A DIVERSIDADE REGIONAL BRASILEIRA: O CASO DO RIO GRANDE DO SUL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 21, n. 76, p. 161–179, 2020. DOI: 10.14393/RCG217652311. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/52311. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos