REVISÃO DA QUALIDADE DO ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL CENTRO LOGÍSTICO CAMPO GRANDE: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Giovano Candiani Universidade Federal de São Paulo
  • Andreza de Toledo Santana Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG217652170

Palavras-chave:

Avaliação ambiental, Lista de verificação, Licenciamento ambiental

Resumo

A revisão da qualidade dos Estudos de Impacto Ambiental é de fundamental importância para a eficiência do processo de Avaliação de Impacto Ambiental. Existem várias ferramentas para se fazer a revisão da qualidade dos estudos ambientais, entretanto, existe a necessidade de se comparar resultados obtidos com a aplicação de diferentes metodologias. Assim, o presente trabalho objetiva discutir a aplicabilidade de quatro ferramentas distintas para fins da revisão da qualidade em um EIA selecionado, o qual permita verificar a existência de similaridades e diferenças entre os resultados obtidos a partir da aplicação de tais ferramentas, vindo a contribuir tanto para o aperfeiçoamento, como para a padronização das práticas de avaliação da qualidade dos estudos de impacto ambiental. Os resultados encontrados indicam a existência de várias deficiências, destacando as relacionadas ao critério referente à análise dos impactos, mostrando a baixa qualidade do estudo ambiental avaliado. As distintas ferramentas permitiram conclusões semelhantes a respeito da qualidade do estudo. Conclui-se que estas ferramentas podem ser incorporadas pelos órgãos ambientais licenciadores, auxiliando os responsáveis na elaboração de pareceres técnicos para a avaliação e aprovação dos estudos ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovano Candiani, Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Engenharia, Modelagem Matemática e Ciências Sociais Aplicadas; Professor Adjunto, Setor Ciências Ambientais na Universidade Federal de São Paulo - Campus Diadema.

Andreza de Toledo Santana, Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema

Bacharel em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema.

Downloads

Publicado

03-08-2020

Como Citar

CANDIANI, G.; DE TOLEDO SANTANA, A. REVISÃO DA QUALIDADE DO ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL CENTRO LOGÍSTICO CAMPO GRANDE: UM ESTUDO DE CASO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 21, n. 76, p. 147–160, 2020. DOI: 10.14393/RCG217652170. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/52170. Acesso em: 18 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos