REVISÃO DA QUALIDADE DO ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL CENTRO LOGÍSTICO CAMPO GRANDE: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG217652170Palavras-chave:
Avaliação ambiental, Lista de verificação, Licenciamento ambientalResumo
A revisão da qualidade dos Estudos de Impacto Ambiental é de fundamental importância para a eficiência do processo de Avaliação de Impacto Ambiental. Existem várias ferramentas para se fazer a revisão da qualidade dos estudos ambientais, entretanto, existe a necessidade de se comparar resultados obtidos com a aplicação de diferentes metodologias. Assim, o presente trabalho objetiva discutir a aplicabilidade de quatro ferramentas distintas para fins da revisão da qualidade em um EIA selecionado, o qual permita verificar a existência de similaridades e diferenças entre os resultados obtidos a partir da aplicação de tais ferramentas, vindo a contribuir tanto para o aperfeiçoamento, como para a padronização das práticas de avaliação da qualidade dos estudos de impacto ambiental. Os resultados encontrados indicam a existência de várias deficiências, destacando as relacionadas ao critério referente à análise dos impactos, mostrando a baixa qualidade do estudo ambiental avaliado. As distintas ferramentas permitiram conclusões semelhantes a respeito da qualidade do estudo. Conclui-se que estas ferramentas podem ser incorporadas pelos órgãos ambientais licenciadores, auxiliando os responsáveis na elaboração de pareceres técnicos para a avaliação e aprovação dos estudos ambientais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.