AGROCLIMATIC RISK ZONING OF PASSION FRUIT (Passiflora edulis Sims) IN THE HYDROGRAPHIC BASIN OF PARANÁ RIVER III, BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG217751951Palavras-chave:
Aptidão climática, Variabilidade Climática, Planejamento AgrícolaResumo
O Brasil é o maior produtor e consumidor mundial de maracujá. A fruticultura é um segmento de destaque da agricultura brasileira. Apesar dos recentes avanços tecnológicos e científicos, o clima está entre as variáveis mais importantes na produtividade agrícola. Nesse contexto, o zoneamento agroclimático deve ser uma das primeiras informações a serem consideradas antes de iniciar o cultivo de determinada cultura. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi realizar o zoneamento de risco agroclimático para o maracujazeiro (Passiflora edulis Sims) na bacia do Rio Paraná 3, estado do Paraná. Para isso foram utilizados dados meteorológicos de 43 estações com recorte temporal de 1976-2019. A análise do risco agroclimático foi pautada nas exigências da espécie, sendo estas, precipitação, deficiência hídrica anual, temperatura média anual, insolação e o risco de geada. A ocorrência de geadas foi o fator mais limitante para a produção na região. Esse fator meteorológico restringiu o plantio na porção centro-leste da bacia. Nas demais áreas, o risco de geadas é presente, assim mesmo, existe a aptidão climática para o cultivo de maracujazeiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.