AGROCLIMATIC RISK ZONING OF PASSION FRUIT (Passiflora edulis Sims) IN THE HYDROGRAPHIC BASIN OF PARANÁ RIVER III, BRAZIL

Autores

  • Nathan Felipe da Silva Caldana Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Luiz Gustavo Batista Ferreira Instituto Agronômico do Paraná
  • Alan Carlos Martelócio Instituto Agronômico do Paraná
  • Pablo Ricardo Nitsche Instituto Agronômico do Paraná
  • Jorge Alberto Martins Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG217751951

Palavras-chave:

Aptidão climática, Variabilidade Climática, Planejamento Agrícola

Resumo

O Brasil é o maior produtor e consumidor mundial de maracujá. A fruticultura é um segmento de destaque da agricultura brasileira. Apesar dos recentes avanços tecnológicos e científicos, o clima está entre as variáveis mais importantes na produtividade agrícola. Nesse contexto, o zoneamento agroclimático deve ser uma das primeiras informações a serem consideradas antes de iniciar o cultivo de determinada cultura. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi realizar o zoneamento de risco agroclimático para o maracujazeiro (Passiflora edulis Sims) na bacia do Rio Paraná 3, estado do Paraná. Para isso foram utilizados dados meteorológicos de 43 estações com recorte temporal de 1976-2019. A análise do risco agroclimático foi pautada nas exigências da espécie, sendo estas, precipitação, deficiência hídrica anual, temperatura média anual, insolação e o risco de geada. A ocorrência de geadas foi o fator mais limitante para a produção na região. Esse fator meteorológico restringiu o plantio na porção centro-leste da bacia. Nas demais áreas, o risco de geadas é presente, assim mesmo, existe a aptidão climática para o cultivo de maracujazeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathan Felipe da Silva Caldana, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestrando em Engenharia Ambiental na linha de pesquisa Poluição do Ar e Processos Atmosféricos. Bolsista de pesquisa do IAPAR - Instituto Agronômico do Paraná/ITAIPU Binacional em Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) na bacia do Rio Paraná 3. Possui formação em licenciatura de Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Foi bolsista no IAPAR - Instituto Agronômico do Paraná na área de Agrometeorologia. Participou do Programa de Iniciação Científica (PROIC) da Universidade Estadual de Londrina, vinculado à pesquisa em Climatologia, intitulada: Variabilidade das Chuvas Anuais na Bacia Hidrográfica do Rio Iguaçu. Participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Fez estágio na SEMA - Secretária Municipal do Ambiente da Prefeitura Municipal de Londrina, com enfase na área de Biogeografia.

Downloads

Publicado

01-10-2020

Como Citar

CALDANA, N. F. da S.; BATISTA FERREIRA , L. G. .; MARTELÓCIO, A. C.; NITSCHE, P. R.; MARTINS, J. A. AGROCLIMATIC RISK ZONING OF PASSION FRUIT (Passiflora edulis Sims) IN THE HYDROGRAPHIC BASIN OF PARANÁ RIVER III, BRAZIL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 21, n. 77, p. 85–95, 2020. DOI: 10.14393/RCG217751951. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/51951. Acesso em: 9 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos