GROUNDWATER QUALITY OF THE GUARANI (GAIS) AND SERRA GERAL (SGAIS) AQUIFER INTEGRATED SYSTEM IN WESTERN SANTA CATARINA, BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG217751568Palavras-chave:
Aquífero Guarani, Aquífero Serra Geral, Água subterrânea, PotabilidadeResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade da água subterrânea do Sistema Aquífero Integrado Guarani / Serra Geral (SAG / SASG) em uma região localizada no oeste do estado de Santa Catarina. Foram selecionados 105 poços de água, dos quais cinco explotam água do Aquífero Guarani e 100 do Aquífero Serra Geral. Uma amostra de cada poço foi submetida a analises microbiológicas (coliformes totais e Escherichia coli) e físico-químicas (oxigênio dissolvido, pH, turbidez, condutividade elétrica, alcalinidade, cloretos, flúor, sulfatos, potássio, sódio, cálcio, magnésio, ferro, manganês e nitrato). Para analisar a possível contaminação por hidrocarbonetos BTEX (benzeno, tolueno, etilbenzeno, xilenos) as águas de 25 poços no ambiente urbano foram analisadas em pontos estratégicos próximos ao possível ponto de riscos dos agentes contaminadores. Em 25 poços na área rural, a água foi coletada para análise da presença de glifosato. Em algumas amostras de águas subterrâneas foram encontrados coliformes totais e termotolerantes, turbidez, pH, ferro e manganês em desacordo com a Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde. Além disso, não houve contaminação por BTEX e glifosato detectadas em nenhum dos poços.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.