A ATUAÇÃO DA MULHER NO SETOR COMERCIAL DA CIDADE DE PAU DOS FERROS (RN)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG217651499

Palavras-chave:

Comércio, Preconceito, Mulher, Pau dos Ferros

Resumo

O comércio é uma atividade presente nos estudos da Geografia, cada vez mais representativo no sistema produtivo da sociedade contemporânea (SILVA, 2014a; PINTAUDI, 2002). Os estudos sobre o comércio, associados a análise da atuação da mulher, não são recorrentes, por este motivo, buscamos investigar a atuação das proprietárias de estabelecimentos comerciais de Pau dos Ferros (RN). Esta cidade aparece como um centro regional que apresenta uma diversidade de estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços (DANTAS, 2014; BEZERRA, 2016). Associamos essa discussão às lutas feministas na conquista pelo seu espaço e na quebra de paradigmas na sociedade, observando as dificuldades em que as mulheres adentrem ao mercado de trabalho em cargos de liderança em seu próprio negócio. Para a efetivação desta pesquisa nos apoiamos em obras que versam sobre os conceitos de comércio e consumo urbanos e gênero. Utilizamos dados secundários extraídos do IBGE e da Secretaria de Tributação de Pau dos Ferros, bem como a realizamos um trabalho de campo, mediante a aplicação de formulários de caráter quali-quantitativo (GOLDENBERG, 1997). Estudar a atuação da mulher como proprietária desses estabelecimentos comerciais nos fez compreender seu perfil e dificuldades à frente destes estabelecimentos na cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lareska Úrsula de Souza Paiva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Membra do Núcleo de Estudo em Geografia Urbana e Regional (NuGAR). Foi bolsita do CNPq onde desempenhou atividades na área de Geografia Humana, mais especificamente nos estudos do Cormércio e Consumo Urbanos.

Josué Alencar Bezerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Concluiu a Graduação e o Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), oportunidade em que participou da Missão de Estudos (PROCAD/CAPES) no Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Foi professor substituto do Departamento de Geografia da UFRN/Natal e atualmente é professor efetivo do Departamento de Geografia/Campus de Pau dos Ferros, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), de onde faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES). É pesquisador do Núcleo de Estudos em Geografia Agrária e Regional (NuGAR). Atualmente é Coordenador Institucional junto à UERN do Curso de Doutorado Interinstitucional em Desenvolvimento Urbano (parceria MDU-UFPE/UERN) e avaliador do SINAES/MEC, para os atos autorizativos de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores do Brasil. Desempenha a função de parecerista ad hoc de várias revistas científicas, incluindo a Revista Geografia - Londrina (01023888); Revista Mercator (19842201) e a Revista de Geografia da UFPE (01045490). Atualmente também exerce a função de Editor Chefe da revista GeoTemas (2236-255X). Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Urbana e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: reestruturação urbana e regional; urbanização contemporânea; rede urbana; mobilidade espacial da população; práticas espaciais urbanas; comércio e consumo urbanos.

Downloads

Publicado

03-08-2020

Como Citar

Paiva, L. Úrsula de S. ., & Bezerra, J. A. (2020). A ATUAÇÃO DA MULHER NO SETOR COMERCIAL DA CIDADE DE PAU DOS FERROS (RN). Caminhos De Geografia, 21(76), 85–97. https://doi.org/10.14393/RCG217651499

Edição

Seção

Artigos