QUALIDADE DE ÁGUA E DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL DAS FAMÍLIAS DO ASSENTAMENTO FLORESTAN FERNANDES

Autores

  • Francielle Rodrigues de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Roberto Avelino Cecílio Universidade Federal do Espírito Santo
  • Sidney Sara Zanetti Universidade Federal do Espírito Santo
  • Fabrina Teixeira Ferraz Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG217450284

Palavras-chave:

Recursos hídricos, IQA, Saneamento rural, Uso e ocupação da terra, Espírito Santo

Resumo

O uso inadequado da terra e de agroquímicos, as atividades agropecuárias e o desmatamento afetam negativamente qualidade da água. As nascentes representam a principal fonte para atender às demandas de água no Assentamento Florestan Fernandes (AFF), localizado no Sul do Espírito Santo. Objetivando conhecer os entraves constituintes da complexa realidade de escassez de água, este trabalho realizou uma pesquisa de campo com oito famílias do assentamento para construir um diagnóstico socioambiental, identificar a percepção das famílias sobre o meio em que vivem e problematizar questões sobre o uso e ocupação da terra e suas interferências na disponibilidade de água potável e preservação de nascentes. Foram aplicados questionários para oito famílias que fazem uso da água de nascentes e para determinar a qualidade ambiental da água, utilizou-se o Índice de Qualidade da Água (IQA). Os resultados mostraram que a principal atividade do AFF é a agrícola. A queima do lixo doméstico, o uso de fossas negras e excremento animal podem contribuir para a degradação da água das nascentes. A maioria das famílias usa algum meio para desinfecção da água. O IQA classificou sete nascentes com qualidade boa e uma razoável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francielle Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais, Jerônimo Monteiro, ES, Brasil.

Roberto Avelino Cecílio , Universidade Federal do Espírito Santo

Departamento de Ciências Florestais e da Madeira, Centro de Ciências Agrárias e Engenharias, Jerônimo Monteiro, ES, Brasil.

Sidney Sara Zanetti , Universidade Federal do Espírito Santo

Departamento de Ciências Florestais e da Madeira, Centro de Ciências Agrárias e Engenharias, Jerônimo Monteiro, ES, Brasil.

Fabrina Teixeira Ferraz, Universidade Federal de Lavras

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal, Lavras, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

01-05-2020

Como Citar

Rodrigues de Oliveira, F., Avelino Cecílio , R. ., Sara Zanetti , S. ., & Teixeira Ferraz, F. (2020). QUALIDADE DE ÁGUA E DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL DAS FAMÍLIAS DO ASSENTAMENTO FLORESTAN FERNANDES. Caminhos De Geografia, 21(74), 226–240. https://doi.org/10.14393/RCG217450284

Edição

Seção

Artigos