ORGANIZAÇÃO E PRÁTICAS SOCIOESPACIAIS NA CENTRALIDADE DA ‘RUA 44’ EM GOIÂNIA-GO

Autores

  • Marcello Soldan Garbelim Doutorando em Geografia no Instituto de Estudos Socioespaciais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Roberta Silva Marques Mestranda em Geografia (PPGeo-UFG), Licenciadaem Geografia (IESA-UFG)
  • Carlos Roberto Bernardes de Souza Júnior Universidade Federal de Goiás/Doutorando https://orcid.org/0000-0003-2630-657X

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG217349589

Palavras-chave:

Arranjo espacial, Vida cotidiana, Conflitos socioespaciais

Resumo

O arranjo socioespacial da ‘Rua 44’ em Goiânia-GO conforma uma centralidade significativa no setor de varejo e atacado de vestuário. Esse fenômeno caracteriza-se pela sobreposição de formas e práticas socioespaciais que são dinamizadas na vida cotidiana. Entre os diferentes tipos, personagens e sujeitos sociais que atuam nesse lugar, contrapõem-se constantes tensões e negociações acerca da organização espacial. Nesse sentido, objetiva-se decifrar a produção da centralidade da ‘Rua 44’ em relação a suas formas e práticas sociais por meio das ações e motivações de quem nela efetiva sua vida. Adotou-se como orientação de método, a perspectiva regressiva-progressiva pautada em Lefebvre. Essa possibilidade metodológica colaborou na identificação de dimensões verticais e horizontais da realidade social. Para a efetivação da pesquisa, foram realizadas derivas urbanas, práticas de observação participante, entrevistas semiestruturadas e mapas mentais. Considera-se que há uma perene tensão nas dimensões políticas, econômicas e sociais dessa centralidade. Essa situação cria tensões na vida cotidiana dos sujeitos de modo a provocar uma dinâmica de percepções, concepções e vivências socioespaciais conflituosa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcello Soldan Garbelim, Doutorando em Geografia no Instituto de Estudos Socioespaciais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutorando em Geografia no Instituto de Estudos Socioespaciais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG); Mestre em Sociologia e Graduado em Ciências Sociais pela UFG.

Roberta Silva Marques, Mestranda em Geografia (PPGeo-UFG), Licenciadaem Geografia (IESA-UFG)

Mestranda em Geografia no Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG); Licenciada em Geografia pela UFG.

Carlos Roberto Bernardes de Souza Júnior, Universidade Federal de Goiás/Doutorando

Doutorando em Geografia no Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG)
Mestre em Geografia pelo IESA/UFG
Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Downloads

Publicado

09-03-2020

Como Citar

Soldan Garbelim, M., Silva Marques, R., & Souza Júnior, C. R. B. de. (2020). ORGANIZAÇÃO E PRÁTICAS SOCIOESPACIAIS NA CENTRALIDADE DA ‘RUA 44’ EM GOIÂNIA-GO. Caminhos De Geografia, 21(73), 458–476. https://doi.org/10.14393/RCG217349589

Edição

Seção

Artigos