MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DO MUNICÍPIO DE CAMPOS GERAIS, SUL DE MINAS GERAIS

Autores

  • Alessandro Expedito Cabral Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Roberto Marques Neto Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG217647141

Palavras-chave:

Carta geomorfológica, Relevo, Dimensão interfluvial, Profundidade de dissecação

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo divulgar os resultados alcançados através do mapeamento geomorfológico do município de Campos Gerais, localizado na microrregião de Varginha, no Sul do Estado de Minas Gerais, o qual se distribui em uma área de 769,504 km². A elaboração da carta geomorfológica se procedeu amparada na metodologia proposta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. As bases cartográficas utilizadas consistem em imagens SRTM (Shuttle Radar Topography Mission) e cartas topográficas da área de estudo disponibilizadas pelo IBGE em escala de 1:50.000, a qual atendeu fielmente os objetivos propostos. O trabalho permitiu mapear as unidades geomorfológicas com padrões de formas semelhantes, compostas por modelados de agradação e dissecação, além de identificar fatos relevantes sobre a evolução do relevo por meio da interpretação dos dados morfométricos, e de processos atuantes sobre a superfície, como voçorocas, ravinas, capturas fluviais, etc. os quais foram representados por simbologia específica, permitindo uma interpretação mais minuciosa a respeito dos processos ocorrentes no sistema geomorfológico da área em questão. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandro Expedito Cabral, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia.

Roberto Marques Neto, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor do Departamento de Geociências e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora; professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Alfenas.

Downloads

Publicado

03-08-2020

Como Citar

CABRAL, A. E.; NETO, R. M. MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DO MUNICÍPIO DE CAMPOS GERAIS, SUL DE MINAS GERAIS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 21, n. 76, p. 42–56, 2020. DOI: 10.14393/RCG217647141. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/47141. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos