EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE ITUIUTABA-MG

Autores

  • Renata Vieira Souza Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal / Pós-Graduação em Geografia, Ituiutaba, MG, Brasil
  • Maria Beatriz Junqueira Bernardes Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Geografia, Uberlândia, MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG207245443

Palavras-chave:

Educação ambiental, Práticas pedagógicas, Escolas públicas de Ituiutaba-MG

Resumo

A educação ambiental emerge em meio ao contexto de uso inadequado dos bens coletivos em diferentes escalas espaço-temporais. Assim, a necessidade de formar cidadãos comprometidos com as questões socioambientais é um dos grandes desafios da educação ambiental neste século. Neste sentido a pesquisa objetivou compreender as concepções e as práticas de educação ambiental dos professores em escolas públicas do município de Ituiutaba-MG. Os procedimentos metodológicos que ampararam o estudo foram centrados na revisão teórica em teses, dissertações, livros e artigos que abordam a temática do trabalho, pesquisa documental com a consulta dos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das unidades escolares, além de entrevistas com os professores de diferentes disciplinas do ensino fundamental dos anos finais. Os dados obtidos foram organizados, sistematizados e analisados sendo possível constatar o predomínio das visões naturalista e antropocêntrica na percepção ambiental dos docentes. As concepções de educação ambiental dos entrevistados situadas no âmbito da perspectiva conservadora demonstraram uma forte preocupação com a preservação e conservação dos recursos naturais. Compreender a problemática ambiental requer uma visão complexa de meio ambiente em que a natureza integre uma rede de relações não apenas naturais, mas também sociais e culturais. 

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Publicado

16-12-2019

Como Citar

SOUZA, R. V.; BERNARDES, M. B. J. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE ITUIUTABA-MG. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 20, n. 72, p. 264–274, 2019. DOI: 10.14393/RCG207245443. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/45443. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos