EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE ITUIUTABA-MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG207245443Palavras-chave:
Educação ambiental, Práticas pedagógicas, Escolas públicas de Ituiutaba-MGResumo
A educação ambiental emerge em meio ao contexto de uso inadequado dos bens coletivos em diferentes escalas espaço-temporais. Assim, a necessidade de formar cidadãos comprometidos com as questões socioambientais é um dos grandes desafios da educação ambiental neste século. Neste sentido a pesquisa objetivou compreender as concepções e as práticas de educação ambiental dos professores em escolas públicas do município de Ituiutaba-MG. Os procedimentos metodológicos que ampararam o estudo foram centrados na revisão teórica em teses, dissertações, livros e artigos que abordam a temática do trabalho, pesquisa documental com a consulta dos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das unidades escolares, além de entrevistas com os professores de diferentes disciplinas do ensino fundamental dos anos finais. Os dados obtidos foram organizados, sistematizados e analisados sendo possível constatar o predomínio das visões naturalista e antropocêntrica na percepção ambiental dos docentes. As concepções de educação ambiental dos entrevistados situadas no âmbito da perspectiva conservadora demonstraram uma forte preocupação com a preservação e conservação dos recursos naturais. Compreender a problemática ambiental requer uma visão complexa de meio ambiente em que a natureza integre uma rede de relações não apenas naturais, mas também sociais e culturais.
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