TRIPLICIDADE E INTERAÇÕES ESPACIAIS: A CENTRALIDADE DOS TRÊS NÚCLEOS EM MARABÁ-PA

Autores

  • Mauro Emílio Costa Silva Universidade Estadual do Pará (UEPA)
  • Núbia Nogueira do Nascimento Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG217444056

Palavras-chave:

Interação espacial. Espaço geográfico. Marabá-PA.

Resumo

Este artigo discute uma das propostas analisadas e desenvolvidas em pesquisa de doutorado, ainda em transição. Procuramos traçar definições de alguns teóricos para discutir as interações espaciais existentes entre três centros (núcleos) na cidade de Marabá-PA. A geografia é uma ciência que busca compreender a produção do seu principal objeto conceitual, espaço. Faz-se uma retrospectiva histórica da cidade de Marabá-PA, levando em consideração o processo de povoamento e urbanização e as atividades econômicas consolidadas ao longo dos anos. Busca-se a compreensão das interações espaciais da cidade de Marabá-PA e seus núcleos urbanos, Marabá Pioneira, Nova Marabá e Cidade Nova e seus distritos, que aqui não serão privilegiados, como Morada Nova, São Felix e Distrito Industrial. O estudo teve como procedimento metodológico pesquisa bibliográfica e duas entrevistas, realizadas com passageiros em táxis e com passageiros nos dois Terminais Rodoviários. Ao findar desse processo, obtivemos como resposta uma reflexão do intenso fluxo de pessoas e do processo econômico predominante na cidade de Marabá-PA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro Emílio Costa Silva, Universidade Estadual do Pará (UEPA)

Atualmente Professor Auxiliar II do Curso de Geografia da Universidade do Estado do Pará.

Núbia Nogueira do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutoranda em Geografia (UnB). Mestre em Geografia, Universidade Federal do Tocantins - UFT (2014). Especialista em MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2011). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2009). Bibliotecária-Documentalista da Universidade Federal do Tocantins Campus Porto Nacional - TO.

Downloads

Publicado

27-04-2020

Como Citar

Silva, M. E. C., & Nascimento, N. N. do. (2020). TRIPLICIDADE E INTERAÇÕES ESPACIAIS: A CENTRALIDADE DOS TRÊS NÚCLEOS EM MARABÁ-PA. Caminhos De Geografia, 21(74), 21–35. https://doi.org/10.14393/RCG217444056

Edição

Seção

Artigos