A DIFERENÇA SALARIAL NAS INDÚSTRIAS BRASILEIRAS: DESDOBRAMENTOS NO ESPAÇO GEOGRÁFICO

Autores

  • Ana Carolina dos Santos Marques Universidade Estadual de Londrina
  • Claudio Roberto Bragueto Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG207042931

Palavras-chave:

indústria, renda média, pessoal ocupado, diferença salarial, mesorregiões geográficas.

Resumo

A indústria tem papel importante na produção do espaço e na geração de riqueza social, compreender suas dinâmicas é importante para entender o arranjo espacial e seus desdobramentos no território. A renda média do pessoal ocupado caracteriza-se como uma destas dinâmicas essenciais para compreensão da organização espacial brasileira, produzindo impactos socioeconômicos na população brasileira. Desta forma, objetiva-se verificar a diferença salarial no setor industrial nas mesorregiões geográficas relevantes, de acordo com a intensidade tecnológica, sendo o recorte temporal os anos de 1995 a 2015. Para tanto, foram realizados levantamentos bibliográficos e do banco de dados do Ministério do Trabalho e Emprego - RAIS, além do mapeamento das mesorregiões geográficas relevantes em termos de pessoal ocupado. Os resultados apontam que o período em questão foi marcado por uma desconcentração concentrada, em que as mesorregiões de maior crescimento e maior número de pessoal ocupado estão localizadas em sua maioria, no Centro-Sul do Brasil e que a desigualdade salarial brasileira é constituída pelas rendas médias menores centralizadas na região Nordeste e pelas remunerações maiores no Centro-Sul do país. Além disso, houve uma queda de renda média generalizada, tanto em termos regionais quanto nos ramos industriais de maior ou menor intensidade tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina dos Santos Marques, Universidade Estadual de Londrina

Licenciada e Bacharelanda em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. Especializanda em Ensino de Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina

Claudio Roberto Bragueto, Universidade Estadual de Londrina

Professor Adjunto na Universidade Estadual de Londrina

Downloads

Publicado

05-08-2019

Como Citar

MARQUES, A. C. dos S.; BRAGUETO, C. R. A DIFERENÇA SALARIAL NAS INDÚSTRIAS BRASILEIRAS: DESDOBRAMENTOS NO ESPAÇO GEOGRÁFICO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 20, n. 70, p. 276–291, 2019. DOI: 10.14393/RCG207042931. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/42931. Acesso em: 26 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos