A CONFORMAÇÃO DO ESPAÇO DA MOBILIDADE DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA - ES: ASPECTOS HISTÓRICOS

Autores

  • Rose Mary Nunes Leão Ufes
  • Izabela Dolores Cebin Bassani Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Rafael Santos da Luz Monteiro Ufes

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG207042363

Palavras-chave:

Mobilidade urbana, Urbanização Configuração espacial, Valorização imobiliária, infraestrutura.

Resumo

Esse estudo tem como objetivo demonstrar como a construção de infraestruturas de mobilidade urbana contribuiu para a conformação do espaço urbano da cidade de Vitória - ES. Vitória, capital do Espírito Santo. Até chegar a sua configuração espacial presente, passou por sucessivas alterações por meio de aterros, construção de portos, ferrovias, pontes e rodovias, para atender interesses econômicos e necessidades da população. A elaboração do presente artigo ocorreu em duas etapas: primeiramente, revisão de literatura e num segundo momento é apresentada coleta de informações, imagens e dados primários de instituições. A espacialidade dessa infraestrutura apoiou o processo de valorização imobiliária de alguns pontos da cidade em detrimento de outros, produzindo espaços desiguais e não possibilitando um plano de transporte metropolitano integrado, por isso, sendo somente possível a integração no âmbito municipal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rose Mary Nunes Leão, Ufes

Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo

Izabela Dolores Cebin Bassani, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia.(Estudos Urbanos e Regionais), Departamento de Geografia - Universidade Federal do Espírito Santo.

Rafael Santos da Luz Monteiro, Ufes

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

02-08-2019

Como Citar

LEÃO, R. M. N.; BASSANI, I. D. C.; MONTEIRO, R. S. da L. A CONFORMAÇÃO DO ESPAÇO DA MOBILIDADE DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA - ES: ASPECTOS HISTÓRICOS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 20, n. 70, p. 93–112, 2019. DOI: 10.14393/RCG207042363. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/42363. Acesso em: 26 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos