O SISTEMA DE CAPACIDADE DE USO DA TERRA COMO INSTRUMENTO PARA ANÁLISE DE AREA RURAL DEGRADADA

Autores

  • Felipe Augusto Scudeller Zanatta
  • Cenira Maria Lupinacci
  • Marcos Norberto Boin

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG207241496

Palavras-chave:

Problemática erosiva, Erosão linear, Capacidade de uso, Adaptação metodológica, Zoneamento agrícola

Resumo

Neste trabalho avalia-se o sistema de capacidade de uso da terra como instrumento para análise de área rural degradada no Oeste Paulista. Para tanto, como objeto de estudo selecionou-se um conjunto de subbacias do ribeirão Areia Dourada, localizadas no Município de Marabá Paulista (SP), as quais se encontram totalmente antropizadas para uso agrícola, restando da mata nativa origináriaem menos de 1% de toda área. Nessas subbacias, seguindo os procedimentos apresentados por Lepsch et al. (1983), foram mapeadas os declives, as características pedológicas (profundidade, textura e permeabilidade), as formas erosivas lineares (sulco, ravina e voçoroca), e a partir desses mapeamentos elaborou-se a carta de capacidade de uso das terras. Avaliou-se esse zoneamentoda capacidade de uso a partir da dinâmica erosiva e do uso e cobertura superficial da terra, de maneira a identificar suas limitações e potencialidades. Como resultado, constatou-se que apenas no limite de cada propriedade privada não se faz possível o entendimento sistêmico da problemática erosiva, limitando o zoneamento à localização das formas, quando se faz necessário considerar a conectividade entre os processosnos distintos níveis topográficos, bem como a necessidade de avaliar outros elementos, como geologia e formas de relevo, para melhor adequação do zoneamentoàs características e problemática do estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Augusto Scudeller Zanatta

Formado em licenciatura e bacharel em geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia UNESP, campus Presidente Prudente. Mestre em Geografia - Organização do Espaço pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas Unesp, campus Rio Claro, com ênfase em cartografia temática, gemorfologia e diagnóstico ambiental. Atualmente é professor efetivo do Governo do Estado de São Paulo.

Downloads

Publicado

12-12-2019

Como Citar

Scudeller Zanatta, F. A., Lupinacci, C. M., & Boin, M. N. (2019). O SISTEMA DE CAPACIDADE DE USO DA TERRA COMO INSTRUMENTO PARA ANÁLISE DE AREA RURAL DEGRADADA. Caminhos De Geografia, 20(72), 54–76. https://doi.org/10.14393/RCG207241496

Edição

Seção

Artigos