LUGAR, MEMÓRIA E IDENTIDADE: UMA ANÁLISE DAS TRANSFORMAÇÕES DA VILA CEARENSE EM ARAGUAÍNA-TO

Autores

  • Sheyla Gonçalves da Costa Moura Universidade Federal do Tocantins_UFT
  • Tânia Maria de Oliveira Rosa Universidade Federal do Tocantins
  • Luíza Helena Oliveira da SILVA Universidade Federal do Tocantns- UFT.
  • Elias SILVA Universidade Federal do Tocantins-UFT

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG206941325

Palavras-chave:

Vila Cearense, Território, Espaço transformado, Semiótica do espaço, Narrativas orais.

Resumo

Este trabalho analisa as transformações na Vila Cearense, localizada na cidade de Araguaína-TO, por consequência do povoamento. Nosso propósito foi compreender o processo de mudança pela ação do homem na natureza. As transformações da paisagem – “como era” (considerando um indefinido tempo do “então”) e “como está” (presente durativo), referente à percepção do espaço vivido por meio de relatos dos moradores da Vila Cearense. Nosso olhar toma a direção pelo viés das narrativas orais, as quais são analisadas com base na semiótica discursiva, em suas reflexões sobre o espaço, no que entendemos ser uma possível aproximação à geografia cultural.esse sentido trilhamos uma discussão interdisciplinar para uma reflexão dinâmica e histórica com o enfoque no lugar habitado.

bitado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheyla Gonçalves da Costa Moura, Universidade Federal do Tocantins_UFT

Mestranda peo Programa de Pós-graduação Cultura e território (PPGCult/UFT). Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (2003). Atualmente é coordenação do núcleo de apoio psicopedagógic da Faculdade de Ciências do Tocantins . , atuando principalmente nos seguintes temas: encanto. vida e escola. família. drogas. polícia. prevenção.

Tânia Maria de Oliveira Rosa, Universidade Federal do Tocantins

Mestre e doutoranda em Ensino de Língua e Literatura - Programa de Pós-Graduação em Letras PPGL - da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Integra o Grupo de Estudos do Sentido do Tocantins- GESTO - UFT. Desenvolve pesquisa no campo da semiótica discursiva com abordagem na formação docente. Possui Licenciatura Plena em Letras pela Fundação Universidade do Tocantins (1999) e em Pedagogia pela Faculdade Integrada de Araguatins - FAIARA (2013).

Luíza Helena Oliveira da SILVA, Universidade Federal do Tocantns- UFT.

Elias SILVA, Universidade Federal do Tocantins-UFT

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1993), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), Ddoutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente exerce a função de coordenador de curso e membro de Conselho de Pesquisa e Extenção - Consepe e professor Adjunto II a Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia humana, território, cidade e rede, Epistmologia da Geografia, ensino de Geografia, complexo agoindustriai ligado à soja no cerrado brasileiro.

Downloads

Publicado

10-07-2019

Como Citar

Moura, S. G. da C., Rosa, T. . M. de O., SILVA, L. H. O. da, & SILVA, E. (2019). LUGAR, MEMÓRIA E IDENTIDADE: UMA ANÁLISE DAS TRANSFORMAÇÕES DA VILA CEARENSE EM ARAGUAÍNA-TO. Caminhos De Geografia, 20(69), 360–370. https://doi.org/10.14393/RCG206941325

Edição

Seção

Artigos