A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO JOVEM CAMPONÊS: EXPECTATIVAS NA ESCOLA RURAL DA LOCALIDADE DE BOM RETIRO, MUNICÍPIO DE PIRACEMA – MG

Autores

  • VAGNER LUCIANO DE ANDRADE
  • Ludimila de Miranda Rodrigues Silva
  • Ana Paula dos santos

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG206941003

Palavras-chave:

Educação Camponesa, Escola Rural, Paisagem Rural, Êxodo Rural.

Resumo

Num contexto urbano industrial capitalista, as escolas do campo são fechadas e seus prédios abandonados e/ou demolidos. Este trabalho desenvolvido na área de educação camponesa busca refletir sobre o papel das escolas rurais como mecanismo de construção da identidade local e expectativas do jovem camponês e de suas comunidades. Atualmente a saída do jovem do campo para a cidade ainda tem sido uma realidade constante e, no município de Piracema, estado de Minas Gerais, não é diferente. A questão central a ser apresentada e discutida neste artigo vem repensar a inserção do contexto escolar rural no âmbito do ensino das ciências socioambientais e humanidades e a especificidade da educação rural enquanto elemento para se problematizar a saída do jovem camponês para a cidade, seja por falta de expectativas, ou pelo objetivo de terminar seus estudos. A metodologia utilizada foi: pesquisa bibliográfica e documental, trabalhos de campo e entrevista semiestruturada. O presente trabalho analisa as contribuições e desafios do ensino nas escolas rurais do município mineiro de Piracema, tendo como referência à Escola Municipal “Geraldo Ferreira das Chagas”, localizada no povoado do Bom Retiro, que ainda reproduz indiretamente ideias culturais urbanas influenciando o processo de construção da identidade do jovem camponês.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

VAGNER LUCIANO DE ANDRADE

Geógrafo, Mestre em Turismo. Articulador da Rede Ação Ambiental (MG)

Downloads

Publicado

08-07-2019

Como Citar

ANDRADE, V. L. D.; SILVA, L. de M. R.; SANTOS, A. P. dos. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO JOVEM CAMPONÊS: EXPECTATIVAS NA ESCOLA RURAL DA LOCALIDADE DE BOM RETIRO, MUNICÍPIO DE PIRACEMA – MG. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 20, n. 69, p. 78–93, 2019. DOI: 10.14393/RCG206941003. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/41003. Acesso em: 6 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos