A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO JOVEM CAMPONÊS: EXPECTATIVAS NA ESCOLA RURAL DA LOCALIDADE DE BOM RETIRO, MUNICÍPIO DE PIRACEMA – MG

Autores

  • VAGNER LUCIANO DE ANDRADE
  • Ludimila de Miranda Rodrigues Silva
  • Ana Paula dos santos

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG206941003

Palavras-chave:

Educação Camponesa, Escola Rural, Paisagem Rural, Êxodo Rural.

Resumo

Num contexto urbano industrial capitalista, as escolas do campo são fechadas e seus prédios abandonados e/ou demolidos. Este trabalho desenvolvido na área de educação camponesa busca refletir sobre o papel das escolas rurais como mecanismo de construção da identidade local e expectativas do jovem camponês e de suas comunidades. Atualmente a saída do jovem do campo para a cidade ainda tem sido uma realidade constante e, no município de Piracema, estado de Minas Gerais, não é diferente. A questão central a ser apresentada e discutida neste artigo vem repensar a inserção do contexto escolar rural no âmbito do ensino das ciências socioambientais e humanidades e a especificidade da educação rural enquanto elemento para se problematizar a saída do jovem camponês para a cidade, seja por falta de expectativas, ou pelo objetivo de terminar seus estudos. A metodologia utilizada foi: pesquisa bibliográfica e documental, trabalhos de campo e entrevista semiestruturada. O presente trabalho analisa as contribuições e desafios do ensino nas escolas rurais do município mineiro de Piracema, tendo como referência à Escola Municipal “Geraldo Ferreira das Chagas”, localizada no povoado do Bom Retiro, que ainda reproduz indiretamente ideias culturais urbanas influenciando o processo de construção da identidade do jovem camponês.

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Biografia do Autor

VAGNER LUCIANO DE ANDRADE

Geógrafo, Mestre em Turismo. Articulador da Rede Ação Ambiental (MG)

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Publicado

08-07-2019

Como Citar

ANDRADE, V. L. D.; SILVA, L. de M. R.; SANTOS, A. P. dos. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO JOVEM CAMPONÊS: EXPECTATIVAS NA ESCOLA RURAL DA LOCALIDADE DE BOM RETIRO, MUNICÍPIO DE PIRACEMA – MG. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 20, n. 69, p. 78–93, 2019. DOI: 10.14393/RCG206941003. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/41003. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos