A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DOS COMITÊS DE BACIA HIDROGRÁFICA

Autores

  • João Gabriel de Paula Naves Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Geografia, Pós-Graduação em Geografia, Uberlândia, MG, Brasil
  • Marlene Teresinha de Muno Colesanti Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Geografia, Pós-Graduação em Geografia, Uberlândia, MG, Brasil
  • Vítor de Oliveira Santos Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geografia, Pós-Graduação em Geografia, Campinas, SP, Brasil

Palavras-chave:

Comitês de Bacia Hidrográfica, Abordagens Educacionais Ambientais, Educação Ambiental

Resumo

Os Comitês de Bacias Hidrográficas, políticas públicas ambientais, advindos da Lei nº 9.433/1997 na gestão descentralizada, compartilhada e participativa dos recursos hídricos, têm atribuições que auxiliam o processo de formação socioambiental de seus usuários e, consequentemente, são importantes para a superação e assimilação da questão ambiental. Várias são as formas e abordagens de trabalhar a problemática ambiental por um agente promotor da Educação para o Ambiente, os Comitês não fogem à regra. Existe a necessidade de fundamentar as práticas ambientais e os atos pedagógicos promovidos através de uma abordagem educacional ambiental específica, pois, os objetivos e propostas dessas abordagens diferem entre si. Através da pesquisa bibliográfica e analise do arcabouço legal vigente, esse trabalho evidencia uma das abordagens educacionais ambientais: a Educação Ambiental, como diretriz imprescindível ás práticas ambientais do âmbito dos Comitês. O trabalho se propõe a credencia-los como agentes promotores da Educação para o Ambiente; diferenciar e caracterizar as abordagens educacionais em duas - Educação Conservacionista e Educação Ambiental - para enfim ressaltar a Educação Ambiental no contexto dos Comitês de Bacia Hidrográficas, por acreditar que ela está em consonância com as funções, mecanismos e forma de gestão desses órgãos colegiados.

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Publicado

30-12-2017

Como Citar

NAVES, J. G. de P.; COLESANTI, M. T. de M.; SANTOS, V. de O. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DOS COMITÊS DE BACIA HIDROGRÁFICA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 18, n. 64, p. 328–338, 2017. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/40939. Acesso em: 26 jul. 2024.