CARACTERIZAÇÃO E DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DE PONTOS AMOSTRAIS NO INTERIOR E NAS BORDAS DO PARQUE ESTADUAL DO MORRO DO DIABO, TEODORO SAMPAIO - SP

Autores

  • Alisson Rodrigues Santori FCT/UNESP
  • José Mariano Caccia Gouveia FCT/UNESP
  • Raul Borges Guimarães FCT/UNESP

Palavras-chave:

Ecossistemas, Biogeografia, Recursos hídricos, Diagnóstico ambiental, Impactos ambientais.

Resumo

O presente trabalho busca aprofundar o entendimento das questões que envolvem a problemática ambiental na região do pontal do Paranapanema, no interior do estado de São Paulo, elaborando um diagnóstico ambiental baseado no levantamento de material bibliográfico e técnico, bem como a revisão teórica baseada nos conceitos da ecodinâmica e da ecologia da paisagem, e também a posteriores levantamentos de campo, que contribuíram para uma avaliação prévia das características ambientais gerais das unidades que compõem a estrutura ecossistêmica desses ambientes amostrais. Tais dados foram correlacionados com informações das amostras de vetores de moléstias (leishmaniose) no caso do Parque Estadual do Morro do Diabo (PEMD), e da qualidade dos corpos hídricos do entorno, que forneceram resultados para identificar e mensurar as pressões e impactos das atividades antrópicas, como a cultura canavieira, próximas a fragmentos vegetais e cursos d'aguas importantes da região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-12-2017

Como Citar

RODRIGUES SANTORI, A.; MARIANO CACCIA GOUVEIA, J.; GUIMARÃES, R. B. CARACTERIZAÇÃO E DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DE PONTOS AMOSTRAIS NO INTERIOR E NAS BORDAS DO PARQUE ESTADUAL DO MORRO DO DIABO, TEODORO SAMPAIO - SP. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 18, n. 64, p. 169–184, 2017. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/40925. Acesso em: 29 nov. 2022.