ENSINO CONTEXTUALIZADO PARA POLÍTICAS PÚBLICAS RELACIONADAS AOS RECURSOS H͍DRICOS EM VOTUPORANGA, SP

Autores

  • André Luiz Sanchez Navarro Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP, Brasil
  • Joseli Maria Piranha Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP, Brasil Universidade Estadual

Palavras-chave:

Recursos e estratégias educacionais, Gestão de recursos hídricos, Contextualização do ensino, Empoderamento e participação social, Geoconservação.

Resumo

Estudos recentes apontam a urgência na implementação de políticas públicas voltadas à conservação das águas. A efetividade dessas políticas depende, entretanto, da articulação entre União, Estados, Municípios, uma vez que é necessário integrar a gestão de recursos hídricos à do saneamento básico e uso e ocupação do solo. Neste trabalho, realizado em Votuporanga-SP, foram construídos e empregados recursos e estratégias de ensino sobre problemáticas locais relacionadas aos recursos hídricos, com foco em sua contextualização no âmbito da efetividade das políticas públicas supramencionadas. Realizado nos moldes de uma investigação-ação, com a participação de atores sociais locais em um curso, o trabalho teve como resultados: a elaboração coletiva de propostas de intervenção; a apresentação destas aos candidatos a prefeito no pleito eleitoral de 2016; a elaboração de dois e-books para divulgação da metodologia desenvolvida. Destaca-se, especialmente, a percepção de empoderamento dos participantes frente às problemáticas e políticas estudadas. 

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Publicado

30-12-2017

Como Citar

SANCHEZ NAVARRO, A. L.; MARIA PIRANHA, J. ENSINO CONTEXTUALIZADO PARA POLÍTICAS PÚBLICAS RELACIONADAS AOS RECURSOS H͍DRICOS EM VOTUPORANGA, SP. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 18, n. 64, p. 117–128, 2017. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/40917. Acesso em: 28 fev. 2024.