ANÁLISE MULTICRITÉRIO: MODELOS DE INTERESSE AMBIENTAL E DE ÁREAS PROPÍCIAS À EXPANSÃO URBANA NA BACIA DO CÓRREGO DO LENHEIRO

Autores

  • Thiago Gonçalves Santos Universidade Federal de São João del
  • Sílvia Elena Ventorini Universidade Federal de São João del

Palavras-chave:

Mapeamento digital, Planejamento ambiental, Planejamento urbano, Bacia hidrográfica

Resumo

O desafio atual é gerenciar e planejar a expansão urbana em áreas de bacias com extensões significativas já urbanizadas, cujos impactos e infraestrutura precária de coleta de águas pluviais ocasionam prejuízos socioeconômicos nos períodos chuvosos. O objetivo deste artigo é apresentar a metodologia para gerar modelos de síntese como apoio ao planejamento, gestão ambiental e urbana em bacias hidrográficas com a referida realidade. A fundamentação teórico-metodológica teve como base a Teoria Geral dos Sistemas aplicada à Geografia. Por meio da Análise Multicritério e Análise Hierárquica de Pesos geraram-se quatro modelos representando as áreas: suscetíveis às inundações e deslizamentos de terra; propícias à expansão urbana e de interesse ambiental. Os resultados indicam que os Modelos podem contribuir nos planejamentos urbano e ambiental mediante estudos geotécnicos. Conclui-se que a modelagem pode apoiar os gestores na tomada de medidas que possibilitam um planejamento urbano mais eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-12-2017

Como Citar

GONÇALVES SANTOS, T.; ELENA VENTORINI, S. ANÁLISE MULTICRITÉRIO: MODELOS DE INTERESSE AMBIENTAL E DE ÁREAS PROPÍCIAS À EXPANSÃO URBANA NA BACIA DO CÓRREGO DO LENHEIRO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 18, n. 64, p. 60–77, 2017. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/40912. Acesso em: 22 dez. 2024.