GEOTECNOLOGIAS APLICADAS AO MAPEAMENTO E CLASSIFICAÇÃO DAS FORMAS DE USO DA TERRA NAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DA MICROBACIA DO RIBEIRÃO DOS PASSOS (LORENA-SP)

Autores

  • Danúbia Caporusso Bargos Universidade de São Paulo
  • Giulia Moreira Tulha do Lago Escola de Engenharia de Lorena
  • Flávia Ferraz Escola de Engenharia de Lorena

Palavras-chave:

Geotecnologias, Área de Preservação Permanente, Ribeirão dos Passos.

Resumo

O mapeamento do uso e ocupação da terra em bacias hidrográficas é considerado um valioso instrumento para identificação de atividades potencialmente prejudiciais ao meio ambiente. O principal objetivo deste trabalho foi realizar o mapeamento e classificação das formas de uso da terra nas áreas de preservação permanente (APP's) da Microbacia do Ribeirão dos Passos (MBRP), conforme a Lei Federal n° 12.651/12. Os resultados indicam que a atividade predominante nestas áreas é a pastagem; e que as formas de uso da terra identificadas em aproximadamente 62% da área total das APP's apresentam-se em desconformidade com a legislação. Espera-se que os resultados obtidos sirvam de subsídio para planejamento e gestão adequados dos recursos hídricos do município. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-12-2017

Como Citar

CAPORUSSO BARGOS, D.; MOREIRA TULHA DO LAGO, G.; FERRAZ, F. GEOTECNOLOGIAS APLICADAS AO MAPEAMENTO E CLASSIFICAÇÃO DAS FORMAS DE USO DA TERRA NAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DA MICROBACIA DO RIBEIRÃO DOS PASSOS (LORENA-SP). Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 18, n. 64, p. 47–59, 2017. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/40908. Acesso em: 6 dez. 2022.