ANÁLISE ESPACIAL DA COBERTURA VEGETAL NO CENTRO URBANO DO MUNICÍPIO DE SALTO DE PIRAPORA (SP)

Autores

  • Daiane Maiara da Silva Universidade de Sorocaba (Uniso)
  • Glauber Grandine Universidade de Sorocaba (Uniso)
  • Vanessa Cezar Simonetti Unesp - Campus de Sorocaba
  • Darllan Collins da Cunha e Silva UNESP - Universidade Estadual Paulista, Campus Experimental de Registro. http://orcid.org/0000-0003-3280-0478

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG196824

Resumo

A vegetação possui grande importância ao que tange a qualidade ambiental dos espaços urbanos, promovendo serviços ecossistêmicos que amplificam a qualidade de vida da população. Nesse sentido, o estudo analisou a cobertura vegetal do município de Salto Pirapora (SP), a partir da elaboração de um índice de cobertura vegetal (ICV) por setor censitário e por habitante (ICVH), sendo ambos correlacionados com os parâmetros preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que sugere um índice de 12m² de cobertura vegetal por habitante em áreas urbanas. Como procedimento metodológico para extração da vegetação, foi utilizado a composição falsa-cor por meio de imagens de satélite Landsat-8; no entanto, para melhor acurácia, foi realizado o fusionamento digital de imagens pancromáticas com resolução espacial de 15 m. Como resultado, dos 37 setores censitários da zona urbana, 28 setores (76%) não apresentaram os valores de cobertura vegetal sugeridos por habitante, e somente 9 setores censitários (24%) atenderam ao índice. Ainda, foi possível verificar que a densidade demográfica possui uma relação diretamente proporcional aos índices de cobertura vegetal. Portanto, estudo inferiu sobre aspectos quantitativos da vegetação, evidenciando a necessidade da ampliação das áreas verdes da região central do município de Salto de Pirapora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Maiara da Silva, Universidade de Sorocaba (Uniso)

Engenheira Ambiental

Glauber Grandine, Universidade de Sorocaba (Uniso)

Engenheiro Ambiental

Vanessa Cezar Simonetti, Unesp - Campus de Sorocaba

Mestre em Ciências Ambientais pela Unesp - Campus de Sorocaba.

Darllan Collins da Cunha e Silva, UNESP - Universidade Estadual Paulista, Campus Experimental de Registro.

Professor do Departamento de Engenharia de Pesca.

Downloads

Publicado

19-12-2018

Como Citar

SILVA, D. M. da; GRANDINE, G.; SIMONETTI, V. C.; SILVA, D. C. da C. e. ANÁLISE ESPACIAL DA COBERTURA VEGETAL NO CENTRO URBANO DO MUNICÍPIO DE SALTO DE PIRAPORA (SP). Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 19, n. 68, p. 361–371, 2018. DOI: 10.14393/RCG196824. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/40848. Acesso em: 8 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos