POTENCIAL PAISAG͍STICO NA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO MONUMENTO NATURAL DAS ÁRVORES FOSSILIZADAS DO TOCANTINS (MONAF), MUNICÍPIO DE FILADÉLFIA (TO)

Autores

  • Carlos Augusto Machado Universidade Federal do Tocantins /Campus de Araguaína
  • Benilson Pereira de Souza Instituto Natureza do Tocantins (NATURATINS)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG196817

Resumo

O estado do Tocantins, em especial a região norte, preserva inúmeros sítios fósseis contendo exemplares únicos da paleovegetação em solos e rochas no ambiente dos Cerrados. Avaliar a potencialidade paisagística na Unidade de Conservação do Monumento Natural das Ãrvores Fossilizadas para implantação de rotas de turismo em paleoambientes com depósitos fósseis vegetais nos domínios dos Cerrados brasileiros constitui-se no foco central deste trabalho. O procedimento da análise baseou-se na revisão bibliográfica de unidades de conservação de fósseis, caracterização ambiental da área, uso de imagens de satélite de escalas variadas, definição das unidades de Paisagem, trabalhos de campo para definição das possíveis locais de visitação e rotas de turismo. Através da análise pode-se constatar a degradação de fósseis por pisoteio de gado, exposição à  radiação solar, umidade e microrganismos, bem como pela ação do fogo antrópico. Por meio da definição das Unidades de Paisagens elaborou-se uma rota turística que contemplasse as diversas belezas cênicas, sítios fósseis e arqueológicos e a implantação de esportes radicais. Medidas urgentes são necessárias para a conservação e preservação dos fósseis, tais como: isolamento da área, aumento da fiscalização, combate a erosão e as queimadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Augusto Machado, Universidade Federal do Tocantins /Campus de Araguaína

Professor Adjunto I - Colegiado de Geografia - Campus de Araguaína

Benilson Pereira de Souza, Instituto Natureza do Tocantins (NATURATINS)

Inspetor de recursos naturais

Downloads

Publicado

19-12-2018

Como Citar

MACHADO, C. A.; SOUZA, B. P. de. POTENCIAL PAISAG͍STICO NA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO MONUMENTO NATURAL DAS ÁRVORES FOSSILIZADAS DO TOCANTINS (MONAF), MUNICÍPIO DE FILADÉLFIA (TO). Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 19, n. 68, p. 250–265, 2018. DOI: 10.14393/RCG196817. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/40722. Acesso em: 6 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos