ANÁLISE DE FORMAS E FEIÇÕES GEOMORFOLÓGICAS DESENVOLVIDAS EM ARENITOS NAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO RIO NOVO (TOCANTINS) E DO RIO IBICUÃ (RIO GRANDE DO SUL)
DOI:
https://doi.org/10.14393/Hygeia196710Palavras-chave:
Formas e Feições de Relevo. Rochas Areníticas. Geodiversidade. Geomorfologia.Resumo
A pesquisa apresenta as formas e feições geomorfológicas encontradas nas bacias hidrográficas do rio Ibicuí, localizada no estado do Rio Grande do Sul e do rio Novo, localizada no estado do Tocantins, analisando as semelhanças entre processos atuantes e as respostas das rochas areníticas. Os procedimentos metodológicos tiveram como base a identificação, localização e descrição das formas e feições, utilizando-se observações cartográficas apoiadas por diversos trabalhos de campo. Os fatores responsáveis pela evolução das feições erosivas dos arenitos estão relacionados as características das rochas, como textura, estrutura sedimentar, cimentação, falhas e fraturas. Estas características determinam processos de intemperismo e erosão diferenciados na rocha arenítica proporcionando a geração de uma ampla geodiversidade de formas e feições, representada pela presença de relevos regionais residuais de topos planos e ruiniformes; formas locais representadas por furnas, cavernas, pináculos, torres, blocos e matacões com cobertura imbricada, além de erosão e deposição como voçorocas, areais e dunas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.