VULNERABILIDADE DA PAISAGEM À PERDA DE SOLOS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DO PEIXE - GOIÁS

Autores

  • Ricardo de Faria Nicolau Universidade Federal de Goiás (UFG). Laboratório de Geomorfologia, Pedologia e Geografia Física (LABOGEF). http://orcid.org/0000-0002-9701-2029

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG196620

Palavras-chave:

Vulnerabilidade, Perda de solos, Planejamento, Ordenamento do território, Sistema de informação geográfica (SIG).

Resumo

A integração dos aspectos físicos do ambiente natural é um importante mecanismo que possibilita um melhor planejamento e gestão territorial por parte do poder público para uso e ocupação da paisagem. Com base nisso, o objetivo deste artigo é realizar a análise da vulnerabilidade da paisagem à perda de solos da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe (BHRP). Foi utilizado o Sistema de Informação Geográfica (SIG), para integração dos mapas temáticos de solos, geologia, uso e cobertura das terras, clima e declividade, com atribuição de pesos aos mesmos para confecção do mapa de vulnerabilidade à perda de solos. Os resultados mostraram que mais da metade da área da bacia possui processos de morfogênese, ou seja, áreas consideradas vulneráveis, isso mostra que de forma geral a bacia possui uma maior tendência a processos erosivos de média a elevada perda de solos, o que indica uma maior necessidade para práticas de conservação nessas regiões, dentro da área de estudos. Conclui-se que o mapa de vulnerabilidade da paisagem à perda de solos da BHRP, pode ser usado como uma ferramenta essencial para tomadas de decisões, gestão e planejamento do território, quando se considera a intensidade do processo erosivo atuante na área de estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo de Faria Nicolau, Universidade Federal de Goiás (UFG). Laboratório de Geomorfologia, Pedologia e Geografia Física (LABOGEF).

Graduação (bacharelado) em Ciências Ambientais, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Tem experiência na área de Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Ciência do solo e Geomorfologia.

Downloads

Publicado

18-07-2018

Como Citar

NICOLAU, R. de F. VULNERABILIDADE DA PAISAGEM À PERDA DE SOLOS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DO PEIXE - GOIÁS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 19, n. 66, p. 285–296, 2018. DOI: 10.14393/RCG196620. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/39501. Acesso em: 7 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos