A DINÂMICA ATMOSFÉRICA NO VERÃO 2013-2014 NO MUNICÍPIO DE ITIRAPINA/SP E SUA CARACTERIZAÇÃO PLUVIOMÉTRICA UTILIZANDO ANOS PADRÕES
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG196801Resumo
O presente estudo analisou os registros pluviométricos da Estação Climatológica do Centro de Recursos Hídricos e Estudos Ambientais da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (CRHEA EESC/USP) no município de Itirapina/SP com o propósito de identificar no semestre hidrológico do período 2013/2014 o comportamento da precipitação. Aproveitando os dados disponibilizados na série histórica dessa estação, comparou os dados mensais com a média histórica verificando os desvios, aplicando ainda a metodologia de Anos Padrão para verificar o comportamento da precipitação ao longo dos anos e se a situação observada em 2013-2014 manifestou-se noutros momentos ou se constitui fato isolado. Assim, observou-se que a ação dos sistemas atmosféricos no período estudado, não ocorreu dentro dos parâmetros habituais devido à fraca atuação da ZCAS diante do constante bloqueio atmosférico do Anticiclone do Atlântico Sul (ASAS) sobre o interior do sudeste da América do Sul. O resultado foi uma precipitação acima da média entre os meses de outubro e novembro, e abaixo da média entre os meses de dezembro a março. Também constatou que o total pluviométrico do semestre hidrológico de 2013/2014 apresentou valor abaixo da média, caracterizando a estação do CRHEA/USP como Ano Tendente a Seco.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.