A DINÂMICA ATMOSFÉRICA NO VERÃO 2013-2014 NO MUNICÍPIO DE ITIRAPINA/SP E SUA CARACTERIZAÇÃO PLUVIOMÉTRICA UTILIZANDO ANOS PADRÕES

Autores

  • Bruno César dos Santos Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo
  • Rafael Grecco Sanches Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo
  • Paulo Henrique de Souza Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG196801

Resumo

O presente estudo analisou os registros pluviométricos da Estação Climatológica do Centro de Recursos Hídricos e Estudos Ambientais da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (CRHEA EESC/USP) no município de Itirapina/SP com o propósito de identificar no semestre hidrológico do período 2013/2014 o comportamento da precipitação. Aproveitando os dados disponibilizados na série histórica dessa estação, comparou os dados mensais com a média histórica verificando os desvios, aplicando ainda a metodologia de Anos Padrão para verificar o comportamento da precipitação ao longo dos anos e se a situação observada em 2013-2014 manifestou-se noutros momentos ou se constitui fato isolado. Assim, observou-se que a ação dos sistemas atmosféricos no período estudado, não ocorreu dentro dos parâmetros habituais devido à  fraca atuação da ZCAS diante do constante bloqueio atmosférico do Anticiclone do Atlântico Sul (ASAS) sobre o interior do sudeste da América do Sul. O resultado foi uma precipitação acima da média entre os meses de outubro e novembro, e abaixo da média entre os meses de dezembro a março. Também constatou que o total pluviométrico do semestre hidrológico de 2013/2014 apresentou valor abaixo da média, caracterizando a estação do CRHEA/USP como Ano Tendente a Seco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno César dos Santos, Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo

Doutorando em Ciências pela Universidade de São Paulo (EESC/USP) - área de concentração Engenharia Ambiental - Núcleo de Climatologia aplicado ao Meio Ambiente. Mestre em Ciências - área de concentração Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (EESC, 2016). Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG, 2013).

Rafael Grecco Sanches, Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo

Possui graduação em Geografia pela Universidade Sagrado Coração, Bauru/SP, Mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP) na área de Climatologia Aplicada e pós-graduação em nível de especialização em gestão ambiental pela Unesp, Bauru/SP. Estagiou no ano de 2009 no Projeto de Recuperação de Matas Ciliares do Estado de São Paulo, projeto demonstrativo da cidade de Jaú/SP. Atualmente é doutorando em Ciências da Engenharia Ambiental da EESC/USP na área de Climatologia Aplicada.

Paulo Henrique de Souza, Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Engenharia Civil - Hidraulica pela Universidade de São Paulo (1998), doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2005) e pós-doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente exerce pesquisa e ensino na Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG. Tem experiência na área de Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, espaço, atividades antrópicas, educação, climatologia e biogeografia.

Downloads

Publicado

19-12-2018

Como Citar

Santos, B. C. dos, Sanches, R. G., & Souza, P. H. de. (2018). A DINÂMICA ATMOSFÉRICA NO VERÃO 2013-2014 NO MUNICÍPIO DE ITIRAPINA/SP E SUA CARACTERIZAÇÃO PLUVIOMÉTRICA UTILIZANDO ANOS PADRÕES. Caminhos De Geografia, 19(68), 1–18. https://doi.org/10.14393/RCG196801

Edição

Seção

Artigos