O ESPAÇO DO PÚBLICO NOS INSTRUMENTOS DA POLÍTICA URBANA DO MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS, RIO DE JANEIRO, BRASIL (1988-2016)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG196613Palavras-chave:
Políticas públicas, Democracia, Espaços públicos, Cidadania.Resumo
Os municípios brasileiros receberam novas atribuições após a criação da Constituição de 1988, o que descentralizou a organização político-administrativa do país. Nesse cenário, a própria ideia de democracia passa a estar no centro do debate sobre a política e o papel dos agentes públicos e da população ganha nova visibilidade. A criação de instrumentos de política urbana inaugura a possibilidade de participação direta da população na política, mas os locais da efetivação da cidadania permanecem, ainda, obscuros. Neste sentido, o objetivo deste artigo é compreender o papel dos espaços públicos (e do público) nos instrumentos da política urbana e na configuração da democracia e da cidadania no município de Angra dos Reis. A partir de análises do conteúdo de tais instrumentos se estabeleceu um conjunto de dimensões e indicadores sobre os lugares para o exercício da cidadania para os angrenses e sobre a própria definição de espaço público. Notou-se, finalmente, que o conceito é vagamente definido e a sua maior expressão se encontra associada ao caráter jurídico, especialmente nos espaços de lazer das praias e nos espaços de circulação cotidiana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.