ESCOAMENTO SUPERFICIAL E FRAGMENTAÇÃO DA VEGETAÇÃO REMANESCENTE NAS BACIAS DOS LAJEADOS SÃO JOSÉ E PASSO DOS ÍNDIOS NO OESTE DO ESTADO DE SANTA CATARINA, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG196612Palavras-chave:
Mata Atlântica, Cenários Ambientais, SWAT, Chapecó, Cordilheira Alta.Resumo
Os principais objetivos deste trabalho são compreender e comparar os efeitos do processo de fragmentação da Mata Atlântica no escoamento superficial entre as bacias hidrográficas dos lajeados São José e Passo dos índios. Para isso foram elaborados mapas de uso da terra de 2015 que serviram de base para simular três mapas: a) o de áreas de Preservação Permanente conforme as leis ambientais; b) o que substituiu fragmentos de mata nativa menores a 1 hectare por cultivo; e c) o que substituiu fragmentos por edificações. Para estimar o escoamento superficial foram simulados cenários ambientais com o modelo hidrológico Soil and Water Assessment Tool - SWAT. Ademais, foram utilizados dados climáticos diários entre 1985 e 2015; de nível do rio e vazão entre 1988 e 1997; mapas de solo, de declividades e uso da terra. Esses dados foram importantes para o modelo simular o escoamento superficial. Desse modo, constatou-se que em todos os cenários ambientais as sub-bacias com maior taxa de escoamento superficial pertencem à bacia do lajeado Passo dos índios, tendo como principal tipo de uso da terra a ocupação urbana. Enquanto nas áreas de Preservação Permanente o escoamento superficial foi menor, evidenciando a importância da vegetação remanescente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.