AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES OFICIAIS E A PROPOSTA DA EDUCAÇÃO NO/DO OU PARA O CAMPO

Autores

  • Tatiane Rodrigues de Souza Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí
  • Evandro César Clemente Universidade Federal de Goiás- Regional Jataí

Palavras-chave:

Educação no/do campo, Educação urbanocêntrica, Orientações Curriculares no/do para o campo

Resumo

O estudo pretende realizar uma análise do debate acerca da educação no/do ou para o campo e sua inserção em escolas rurais do estado de Goiás, averiguando os direcionamentos contidos nas orientações curriculares oficiais em relação à oferta da educação que ocorre neste espaço. Diante da contínua e sistemática desvalorização da educação das populações que residem no campo, pretende-se analisar como as orientações curriculares oficiais manifestam preocupações em relação à questão. Para a consecução da pesquisa, foi feito levantamentos bibliográficos de dados primários em trabalho de campo. Verificou-se que as orientações curriculares e a educação ofertada no município para o rural possuem pouca preocupação em proporcionar efetivamente uma formação voltada para a sua vida, cidadania e trabalho no campo, já que a hegemonia da agricultura capitalista tende a disseminar e reproduzir uma concepção de vida e de trabalho que valoriza o modo de vida urbano, ofertando uma educação de caráter urbanocêntrico, de forma que tende a anular uma educação emancipatória genuína dos povos do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Rodrigues de Souza, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Doutoranda pela Universidade Federal de Goiás Regional - Jataí (2017) Possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás Regional Jataí (2009) e Mestrado em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia UFG Regional Jataí (2016). Pós - Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia com

Evandro César Clemente, Universidade Federal de Goiás- Regional Jataí

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor Adjunto III dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás, campus de Jatai (UFG-CAJ). Foi coordenador do curso de Graduação em Geografia da UFG/Regional Jataí (2012-2014) e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Geografia (Mestrado e Doutorado) da UFG/Regional Jataí (2014-2016).

Downloads

Publicado

18-05-2018

Como Citar

SOUZA, T. R. de; CLEMENTE, E. C. AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES OFICIAIS E A PROPOSTA DA EDUCAÇÃO NO/DO OU PARA O CAMPO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 19, n. 65, p. 312–327, 2018. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/39106. Acesso em: 13 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos