AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES OFICIAIS E A PROPOSTA DA EDUCAÇÃO NO/DO OU PARA O CAMPO
Palavras-chave:
Educação no/do campo, Educação urbanocêntrica, Orientações Curriculares no/do para o campoResumo
O estudo pretende realizar uma análise do debate acerca da educação no/do ou para o campo e sua inserção em escolas rurais do estado de Goiás, averiguando os direcionamentos contidos nas orientações curriculares oficiais em relação à oferta da educação que ocorre neste espaço. Diante da contínua e sistemática desvalorização da educação das populações que residem no campo, pretende-se analisar como as orientações curriculares oficiais manifestam preocupações em relação à questão. Para a consecução da pesquisa, foi feito levantamentos bibliográficos de dados primários em trabalho de campo. Verificou-se que as orientações curriculares e a educação ofertada no município para o rural possuem pouca preocupação em proporcionar efetivamente uma formação voltada para a sua vida, cidadania e trabalho no campo, já que a hegemonia da agricultura capitalista tende a disseminar e reproduzir uma concepção de vida e de trabalho que valoriza o modo de vida urbano, ofertando uma educação de caráter urbanocêntrico, de forma que tende a anular uma educação emancipatória genuína dos povos do campo.
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